Selected a language:

Evite Rinite Sazonal: 8 dicas para enfrentar tempo seco e ter boa saúde respiratória

Evite Rinite Sazonal. Saúde Respiratória.  Oito dicas para enfrentar o tempo seco 

 

 

Para quem já tem casos crônicos como rinite, tempo seco e quente favorece crises, e por isso o cuidado preventivo, junto com médicos de família, é essencial

 

O diretor médico da Qsaúde, Ricardo Casalino, recomenda que as pessoas evitem a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h e que umidifiquem os ambientes utilizando bacias com água, toalhas molhadas e, se possível, umidificadores. Também vale fazer hidratação nasal com soro fisiológico, ocular com colírio lubrificante e labial com protetor e hidratante. Nesse período, a ingestão extra de água é importante para pessoas de todas as idades e é ainda mais relevante para crianças e idosos.

 

Segundo o CGE, as altas temperaturas e a baixa umidade, causadas por um bloqueio atmosférico, favorecem também o aumento do número de queimadas, de incêndios florestais ou às margens das rodovias. A situação também agrava os efeitos da poluição, principalmente, na capital paulista, pois dificulta a dispersão dos poluentes. E o problema do tempo seco tem um agravamento histórico: em 30 anos, segundo o projeto MapBiomas, o Brasil perdeu cerca de 15,7% da área de superfície de rios, lagoas e outros corpos abertos de água doce.

 

Outro fator que pode ajudar a comprometer a saúde respiratória são as mudanças bruscas no termômetro: agosto começou com recordes de frio e vai chegando ao final, ainda em pleno inverno, com temperaturas superiores a 30 ºC.

 

De acordo com Dr. Casalino, pessoas que têm quadros respiratórios crônicos como rinite alérgica e asma podem apresentar piora dessas condições nesse período. Entre os sintomas, podem estar obstrução nasal, coriza e tosse, além de crises asmáticas. Em meio à pandemia de covid-19, especialmente com o crescimento da variante delta, que apresenta sintomas parecidos com os de um resfriado, manter os cuidados preventivos é essencial.

 

"Esses cuidados são necessários para todos, mas, para quem já tem condições crônicas, são ainda mais importantes. Por isso, é fundamental estar em dia com o acompanhamento do médico de família, que, de acordo com o histórico de saúde daquela pessoa, vai poder identificar os riscos e prescrever os cuidados necessários", afirma Casalino.

 

O médico cita, ainda, a importância do uso correto da máscara cobrindo boca e nariz, imprescindível para evitar a contaminação por covid-19, mas que ajuda a prevenir também outras doenças respiratórias. Segundo o sistema Infogripe, da Fiocruz, a proteção, junto com as medidas de distanciamento motivadas pela pandemia, fez os casos de gripe diminuírem 62,2%.

 

Conheça as melhores dicas para saúde respiratória no tempo seco:

 

1 - Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h;

 

2 - Manter o ambiente umidificado com bacias d'água, toalhas úmidas ou vaporizadores;

 

3 - Hidratar o nariz com soro fisiológico;

 

4 - Hidratar os olhos com colírio lubrificante;

 

5 - Hidratar os lábios com pomada ou batom protetor;

 

6 - Ingerir muita água;

 

7 - Usar máscara de proteção cobrindo boca e nariz;

 

8 - Evitar locais com aglomeração de pessoas.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: