A corrida de rua está cada vez mais popular no Brasil. Para receber os milhares de praticantes, sobe o número de cidades brasileiras dispostas a fechar algumas de suas vias para as provas, como já fazem, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Além de ser uma oportunidade para reunir famílias e fazer amigos, os eventos fazem bem à saúde.
De acordo com o cardiologista Leandro Santini Echenique, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Hospital Israelita Albert Einstein, a corrida reduz a chance de as pessoas terem complicações cardiovasculares. “Mas não adianta ser corredor de fim de semana, (o exercício) tem que ser feito de três a cinco vezes por semana”, alerta.
A atividade física faz diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). “Quem tem o HDL alto tem menos chances de sofrer um enfarte futuramente”, explica. De acordo com o cardiologista, porém, é estritamente necessário que as pessoas procurem um especialista antes de se aventurar no esporte. “Um caso é diferente do outro e, se os exames corretos não forem feitos, a atividade física pode até prejudicar a saúde da pessoa”, afirma Echenique.
Responsável pelo grupo de corrida Foca and Friends, o professor de educação física Peterson Foca Lima lembra que correr é uma oportunidade de ampliar o círculo de amizades pessoais e profissionais: “Isso entre outros benefícios que a pessoa pode obter sem um custo muito alto. Basta camiseta, shorts, tênis e orientação de profissionais qualificados”.
Lima conta que as pessoas procuram o grupo para sair do sedentarismo e ter uma melhor qualidade de vida. “Outros objetivos vão surgindo no meio do caminho, como perda de peso e correr determinadas distâncias: de 1 quilômetro ou até mesmo uma maratona (42 quilômetros)”, diz o professor.
A partir daí, o que era uma atividade apenas individual pode vir a ser praticada em grupo, como nas corridas de revezamento. Nelas, equipes com integrantes de diferentes idades e biótipos tentam cumprir distâncias de até 100 quilômetros. “Nesse tipo de competição, colocamos cada pessoa em um trecho para que ela possa concluir seu trajeto de acordo com os treinos, respeitando a individualidade”, afirma Lima.
Quer correr? Confira boas opções de provas ainda neste 2010
Setembro
dia 05: Claro 100k - 100 km - Brasília (DF)
dia 12: Meia Maratona de Natal - 5 km / 10 km / 21 km - Natal (RN)
dia 19: Maratona Pão de Açúcar de Revezamento - 42 km - São Paulo (SP)
dia 26: Track&Field Run Series - BH Shopping - 5 km / 10 km - Belo Horizonte (MG)
Outubro
dia 10: 3ª Corrida Cultural de Goiânia - 5 km / 10 km - Goiânia (GO)
dia 17: Circuito de Corridas da Caixa 2010 - 5 km / 10 km - Curitiba (PR)
dia 23: Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias (SP) - 75 km - Bertioga e São Sebastião (SP)
dia 24: Track&Field Run Series - Shopping Iguatemi - Revezamento 30km - Campinas (SP)
Corrida pela Cura - 8 km / 4 km - Rio de Janeiro (RJ)
Novembro
dia 07: Circuito de Corridas da Caixa 2010 - 5 km / 10 km - Uberlândia (MG)
dia 21: São Paulo Classic Zumbi dos Palmares - 10 km / 4,3 km - São Paulo (SP)
dia 28: Circuito de Corridas da Caixa 2010 - 5 km / 10 km - Brasília (DF)
Dezembro
dia 05: Ayrton Senna Racing Day - 42 km - São Paulo (SP)
Volta Internacional da Pampulha - 18 km - Belo Horizonte (MG)
dia 31: Corrida de São Silvestre - 15 km - São Paulo (SP)
Por Portal Brasil
Gostei do calendario.Obrigada
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(