Selected a language:

Planeje: Objetivo em longo prazo pode fazer a diferença na nossa vida

Pensar em longo prazo é fundamental para guiar o nosso caminho. Quando somos imediatistas não nos preocupamos muito com as consequências. Mas, ao colocar nossos objetivos no futuro, daqui a 10, 15, 20 anos, precisamos elaborar, com cuidado, os nossos passos hoje. E isto serve para tudo em nossa vida.

Se queremos, por exemplo, envelhecer feliz ao lado da pessoa que vivemos hoje, temos que tratar muito bem da nossa união, da forma como nos relacionamos com o nosso parceiro. Precisamos escolher as nossas palavras e a entonação de nossa voz, para magoar o mínimo possível o outro e usar e abusar das palavras que levantam, enaltecem, afagam. O nosso olhar deve ter um quê de apoio, compreensão, aceitação. Aquele olhar que afasta, reprime, intimida não sustenta nenhum futuro bom. E o que dizer dos gestos, dos toques físicos? Precisam ser gentis e repletos de amor. Enfim, para quem quer que esta união seja para toda a vida, é necessário ser amigo, de verdade, do nosso homem ou da nossa mulher.

Na nossa vida familiar não é diferente. Para ter um relacionamento amoroso e parceiro com nossos filhos no futuro, precisamos começar já! Bons relacionamentos amanhã são resultados de bons atos contínuos hoje. Estar presente de fato, sabendo ouvir, tendo disponibilidade para eles, negociando ao invés de simplesmente impor e quando a solução for impor mostrar o porquê da imposição. Enfim, criar uma parceria amorosa e respeitosa desde a mais tenra idade dos nossos filhos vai permitir tê-los ao nosso lado no futuro não por obrigação, mas por prazer.

E com nossos amigos? Ah! Com esses se não fizermos a nossa parte bem feita, tchau amizade. Podemos tolerar algumas escorregadas, mas nada muito forte e nem por muito tempo. O relacionamento entre amigos deveria servir de espelho para todos os outros segmentos de nossa vida. Quantas vezes você vai poder magoar o seu amigo, tratá-lo com pouco caso, prometer e não cumprir, gritar, mentir?

Os resultados em nossas vidas profissional, financeira e material são exemplos palpáveis da importância de criarmos metas e objetivos, em longo prazo, claros como a água mais pura e cristalina que podemos sonhar. É importante ter em mente e também no papel o que queremos para o nosso futuro e como faremos para alcançar. Exatamente isto, o passo a passo para chegar onde almejamos. Só assim não nos perdemos pelo meio do caminho. É como um mapa. Marcamos onde estamos e aonde queremos chegar e então traçamos os caminhos e o tempo.

O futuro está sempre atrelado ao presente. À seguir sugiro um exercício excelente para saber se você está caminhando hoje em direção aos seus objetivos de amanhã. Sente-se confortavelmente em uma cadeira, coluna ereta, pés bem apoiados no chão, feche os olhos, faça três respirações completas e profundas, inspirando calmamente pelo nariz e expirando pela boca. Ainda de olhos fechados se imagine daqui a 10 anos. Como você quer estar lá fisicamente, afetivamente, espiritualmente e materialmente? Visualize o lugar, a casa, a pessoa que você quer ao seu lado, a sua vida profissional, financeira, sua saúde. Faça a mesma coisa se imaginando daqui a 20 e depois daqui a 30 anos. Agora, mantendo os olhos fechados, volte para a sua vida hoje e veja o que você deve mudar ou melhorar para alcançar os seus objetivos.

Então comece, porque o momento é agora!

Por Sandra Rosenfeld - escritora, coach pessoal, palestrante e instrutora de meditação.

E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: