Selected a language:

Equilíbrio Zen: Meditação, um tranquilizante natural

Está cada vez mais comum, até parece normal, que tudo aconteça muito rápido. A maioria de nós não tem mais paciência para esperar por quase nada. Na internet então... Se um arquivo levar mais do que trinta segundos para abrir ficamos até irritados.

O que são trinta segundos? Com exceção de alguns raríssimos casos, não são nada e não fazem diferença alguma em nossa vida.



Estamos cada vez mais acostumados a ter conhecimento de acontecimentos do outro lado do mundo em tempo real, seja através da internet, celulares, telefones convencionais... É a tecnologia a cada dia mais eficiente e isso é bom.

Ruim é quando queremos essa mesma rapidez em todas as áreas da nossa vida, nos tornando pessoas mais intolerantes, irritadiças, agitadas, ansiosas e por fim, angustiadas.



Ficamos assim não apenas porque somos impacientes com algumas "demoras", mas, principalmente, porque queremos tudo na mesma rapidez, ignorando, muitas vezes, que nosso ritmo interno é mais lento do que o atual ritmo externo e que, além disso, cada pessoa tem o seu ritmo. Esta é uma consideração que deveria ser sempre levada em conta quando se trata de assuntos relacionados a nós mesmos, como saúde, relacionamentos em geral, pensamentos, entendimentos, etc etc etc



Como queremos tudo para ontem, fatalmente, vamos acabar fazendo opções em nossa vida não pelo que é melhor para a gente e sim pelo que, aparentemente, é mais rápido e prático.



Então, se estamos ansiosos, confusos, angustiados, tensos, estressados, entediados, cansados, com insônia, fazemos o que? Tomamos uma pílula. Não todos nós, é claro. E muitas vezes sem receita médica. E o que acontece? Não resolvemos o problema real e ainda podemos ser acometidos e, geralmente somos, por efeitos colaterais como mais irritação, dor de cabeça, mal estar e outros sintomas de que o medicamento não foi apropriado.



É importante, justamente pelo ritmo frenético do mundo a nossa volta, manter a nossa harmonia interna. E isto não há remédio que faça. É uma conquista adquirida através de nossos esforços contínuos em busca de autoconhecimento, do contato com nós mesmos, de aprender a parar, silenciar a nossa mente, escutar a nossa voz interior.



A meditação é uma das melhoras ferramentas que conheço para alcançarmos esse equilíbrio e paz que buscamos ter em nosso dia a dia. Por experiência própria a meditação é libertadora na medida em que muda a nossa energia para melhor, clareia a nossa mente muito rapidamente e traz uma sensação de paz realizadora.

Quando me pego em momentos de mais dificuldade para lidar com alguma situação da qual não tenho controle, ou percebo que estou ansiosa, ou até mesmo angustiada, eu simplesmente paro e medito por alguns minutos e pronto, a harmonia se instala em meu coração e então eu mudo, apenas eu mudo, lá fora continua tudo igual. E esse é o grande lance, porque nós não podemos controlar eventos externos que independem de nossa vontade, mas podemos escolher como lidar com eles.


*Sandra Rosenfeld
Escritora, Coach Pessoal, Palestrante e Instrutora de Meditação. Autora do livro O que é Meditação, Ed. Nova Era, ministrante de cursos e workshops com foco em Qualidade de Vida utilizando a meditação como ferramenta.
[email protected]

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: