Selected a language:

Luz artificial: Iluminação não natural pode prejudicar

Um estudo do Instituto de Eletrotécnica e Energia, IEE, e do Laboratório de Estudos Evolutivos do Instituto de Biociências, IB, da Universidade de São Paulo, USP, revelou os efeitos da luz sobre a biodiversidade.

Segundo o pesquisador responsável pela análise, Alessandro Barghini, as luzes artificiais geram poluição astronômica, liberando dióxido de carbono em excesso. A ação sobre o metabolismo humano foi apontada devido à dificuldade de percepção e adaptação à escuridão. “Todas as espécies se adaptaram a escuridão, embora os seres humanos só dêem conta dessa percepção após uma ou duas horas em ambiente não iluminado”, disse.

Barghini lança ainda o livro “Antes que os vaga-lumes desapareçam”. A obra reúne as informações levantadas em sua tese de doutorado, em que analisou os efeitos da iluminação sobre espécies vegetais e insetos.

Apesar dos pontos negativos elencados pelo autor, alguns efeitos benéficos também podem ser destacados. Há necessidade de uma avaliação sobre o modo de exposição.

Com informações da AmbienteBrasil.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: