Selected a language:

Ônibus a hidrogênio: Veículo vai circular no Rio

O ônibus a hidrogênio desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, deve começar a circular na Cidade Universitária.

O veículo, que está em fase final de ajustes, foi lançado no dia 31 de maio, na abertura do 10º Challenge Bibendum. Na ocasião, o veículo participou de um rali na categoria veículos urbanos, vencendo quatro dos seis quesitos: eficiência energética, emissão de gases poluentes, ruído e manobrabilidade. A tecnologia utilizada no projeto é 100% nacional, segundo informações do Laboratório de Hidrogênio da Coppe.

A aparência do veículo é semelhante a de um ônibus convencional, com o mesmo tamanho. Comparado com veículos a diesel, ele apresenta maior eficiência energética. A emissão de poluentes é nula, de seu cano de descarga é eliminado apenas vapor de água.

O ônibus deverá circular pelas ruas da Zona Sul do Rio, operando em uma linha regular. Um segundo veículo, elétrico híbrido a álcool e outro, exclusivamente elétrico, deverão entrar em circulação até 2011.

Com informações do AmbienteBrasil - Por Danielle Jordan

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: