Selected a language:

Eco banheiro: Transforme, economize água e traga mais sustentabilidade para sua casa

Com o assunto da sustentabilidade tão em voga, por vezes pensamos: como trazer ações sustentáveis para nosso cotidiano, para nossa casa? A mudança de hábitos domésticos aliada à economia de água e energia pode ser um primeiro passo, por isso vamos fazer uma série de posts sobre equipamentos e dispositivos economizadores, tratando primeiramente dos vasos sanitários.

Os modelos mais antigos de bacias sanitárias chegavam a gastar até 15 litros de água por descarga. Hoje em dia a média é de 9 litros de água por acionamento, o mesmo volume daqueles baldes grandes que usamos para limpar a casa… bastante, não?

Imagine a frequência de uso numa residência, multiplique pelos vários moradores, mais as outras casas, o bairro, a cidade, enfim: são bilhões de litros de água potável usados diariamente para levar nossos resíduos para a estação de tratamento mais próxima, se houver. Mas esse gasto pode ser diminuído em nossas casas se forem utilizadas uma bacia sanitária com caixa acoplada ou uma válvula de descarga com duplo acionamento.      

As bacias sanitárias podem ser de 2 tipos: com limpeza por sifão ou com limpeza por arraste. No Brasil são mais comuns as bacias com sifão, que não são econômicas e exigem instalação hidráulica por baixo da laje, gastando mais material e favorecendo vazamentos. As bacias com volume de descarga reduzido conhecidas como “VDR” são mais comuns na Europa e são indicadas para instalação em paredes de dry-wall.

Na impossibilidade de mudança do tipo de bacia, deve-se então investir em modelos com caixa acoplada, que tem o volume de água fixo (cerca de 6 litros). Essa opção tem ainda outra vantagem: facilita a instalação de hidrômetros individuais em edifícios antigos, que ainda não tenham esse sistema.

Se na sua residência tem idosos ou cadeirantes, opte pela bacia convencional com válvula de descarga econômica, pois a caixa acoplada pode atrapalhar o movimento destes usuários. As válvulas de descarga econômicas tem duplo acionamento: um para resíduos líquidos (vazão de 3 litros) e outro para resíduos sólidos (vazão de 6 litros). O uso dessa válvula pode gerar uma economia diária de água de mais de 30%!

É importante também não economizar na hora de comprar esses itens: compre produtos duráveis, com certificações ambientais e de empresas que dêem boas condições de trabalho aos seus empregados. Isso também é sustentabilidade!

Fonte: Vanessa Mendes Argenta, Coletivo Verde.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: