Selected a language:

Yoga: O que a filosofia oriental milenar e a ecologia tem em comum

Você deve estar se perguntando: o que o Yoga tem a ver com ecologia? O Yoga é um processo de integração que tem seu início em nós.

Mergulhando em nosso interior vamos expandindo a nossa compreensão e desenvolvendo o respeito e amor próprio. Depois de estabelecida esta integração interior, o res-peito torna-se extensivo a todos e tudo, num processo natural sem qualquer tipo de esforço. Pois, se eu não me respeito, se eu não me amo, fica um pouco difícil amar e respeitar os semelhantes e estender estes sentimentos a todos os seres vivos.

A ecologia é uma ciência e um movimento social. No início era apenas uma ciência, então se expandiu ao meio-ambiente, ganhando uma forte conotação política.

Às vezes pensamos que ajudar na preservação do meio ambiente é muito complicado. Que temos que ir para o alto mar para salvar as baleias ou fazer coisas mirabolantes.

Mas talvez existam coisas mais simples e que estão mais ao nosso alcance como, por exemplo, o uso racional dos recursos naturais dentro de nossa casa.

Assim, tomar banhos mais curtos, fechar o registro enquanto nos ensaboamos ou enquanto escovamos os dentes e reciclar o lixo doméstico são medidas simples que não tomam o nosso tempo e fazem muita diferença.

Uma ducha de 15 minutos gasta cerca de 140 litros de água, mas fechando o registro enquanto nos ensaboamos e reduzindo o tempo para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros.

Reciclar o lixo gerado em casa, não utilizar certos produtos e matérias que agridem a natureza e a nós mesmos são pequenas ações individuais que contribuem enormemente para uma mudança de rumo global.

Vamos ficar inertes enquanto a biodiversidade desaparece? Ou vamos fazer algo?

Outra medida cujos resultados benéficos se ramificam em muitas direções, é a de adotar uma alimentação sem uso de agrotóxicos. Com isto estamos ajudando a preservar o solo, a água, a fauna, a nossa saúde e, ainda, fortalecendo grupos econômicos que tem um compromisso com a preservação do meio ambiente.

O Yoga nos ajuda a apreciar como tudo está interligado. Essa compreensão muda nossa postura diante da vida. Tudo se torna próximo e digno de atenção e cuidado.

Através de nossos exemplos e ações disseminamos uma cultura mais ecológica e nos aproximamos da visão sábia e afetuosa de San Francisco, que costumava dizer: "Irmão sol, irmã lua..."?

Gerson de Oliveira

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: