Caatinga - Ecossistema formado por pequenas árvores e arbustos espinhosos esparsos que perdem as folhas durante o período de seca. Flora típica do sertão nordestino brasileiro.
Cabeça (Frente do Incêndio) - É a parte da frente do incêndio onde o fogo avança com mais força, intensidade e rapidez.
Campanha Gaúcha - Vegetação de área subtropical, onde as plantas são submetidas a uma dupla estacionalidade: uma fisiológica provocada pelo frio das frentes polares e outra seca mais curta, com déficit hídrico.
Campinarana - Área relativamente plana, pouco acidentada, com nenhuma ou poucas árvores, e coberta por ervas.
Campo Limpo - Fitofissionomia do cerrado caracterizada por apresentar essencialmente vegetação herbácea, com um ou outro indivíduo arbóreo.
Campo Rupestre (Campo de Altitude) - Vegetação típica de ambientes montano e alto-montano, com estrutura arbustiva e/ou herbácea que ocorrem no cume das serras com altitudes elevadas, predominando em clima subtropical ou temperado.
Campo Sujo - Fitofissionomia do Cerrado caracterizada por apresentar vegetação herbácea-arbustiva com indivíduos arbóreos distribuídos muito espaçadamente.
Capoeira - Vegetação que nasce após a derrubada de uma mata nativa, sendo, portanto, uma vegetação secundária.
Carnaúba - Vegetação com a predominância da espécie carnaúba.
Cenário - É uma previsão narrativa dos futuros estados de um determinado sistema.
Cenário de Transição - Mostra as mudanças e as ações alternativas de um sistema, em vários estágios de evolução do mesmo.
Cenário Futuro - Descreve as condições e eventos (o estado do sistema interno e o contexto externo) em um único momento no futuro.
Cerradão - Fitofissionomia do cerrado caracterizada por apresentar vegetação arbórea, com árvores em torno de 10 metros de altura (podendo atingir até 15 metros).
Cerrado - Tipo de vegetação que ocorre no Planalto Central Brasileiro e em certas áreas da Amazônia e do Nordeste, em terreno geralmente plano, caracterizado por árvores baixas e arbustos espaçados, associados a gramíneas. As espécies deste tipo de vegetação apresentam troncos e ramos acentuadamente tortuosos e acinzentados.
Coleta Seletiva de Resíduos - Separação de vidros, plásticos, metais e papéis pela população para reutilização, ou reciclagem. Sem ela, este processo pode ser impossibilitado. Por exemplo, não dá para reciclar papel que foi misturado a material tóxico. Na coleta seletiva em locais públicos, é usual identificar latões com cores padronizadas: azul para papel, amarelo para metal, verde para vidros, vermelho para plásticos, branco para lixo orgânico.