Coliforme fecal - Organismo humano trato intestinal humano (e de outros animais), cuja ocorrência serve como índice de poluição.
Combustíveis fósseis - Principal fonte de energia nas sociedades modernas, esses combustíveis, que têm como base o carbono, são constituídos pelos restos orgânicos de organismos fossilizados. O carvão de pedra e o petróleo são os dois principais combustíveis fósseis. O gás natural é uma subcategoria do petróleo, já que é gerado durante a formação do petróleo.
Combustível Florestal - Material orgânico disponível no meio ambiente, que pode entrar em ignição e queimar-se.
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU - "World Comission on Environment and Development", criada pelo Programa de Meio Ambiente da ONU, atuou entre 1983 e 1987. Presidida por GroBrundtland, que foi primeira-ministra da Noruega e presidiu a Conferência de Meio Ambiente Humano em 1972. Produziu o relatório "Nosso Futuro Comum", diagnóstico da situação ambiental mundial sob a ótica do desenvolvimento sustentável que inspirou a realização da Rio-92.
Competição - Disputa pelo mesmo fator biótipo em um ecossistema, entre indivíduos que compõem a biocenose. A competição é tanto mais importante quanto mais escasso o fator; e se o fator não existir em quantidade satisfatória para todos, o mais apto obtém-nos e afasta daquele biótipo o menos apto, que não consegue sobreviver na ausência do fator que ele não foi capaz de obter.
Componente Ambiental - Na análise ambiental, usam-se, com freqüência, os termos componente ou elemento para designar uma das partes que constituem o meio ambiente ou um ecossistema.
Compostagem - Processo de transformação de materiais orgânicos (lixo "úmido"), como restos de alimentos, em um fertilizante denominado composto, que tem a vantagem de melhorar a propriedades de retenção da umidade do solo. As usinas de compostagem nos centros urbanos realizam também a separação de lixo seco, encaminhando para a reciclagem.
Comunidade - Conjunto de populações concorrentes e que usualmente interagem de forma organizada.
Conama - Sigla de Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Concentração de poluentes - Quantidade total de poluentes contidos em uma unidade de volume ou massa; no caso do ar, esta quantidade total é a uma dada temperatura e pressão. A concentração de poluentes é normalmente expressa em massa, volume ou número de partículas (no caso do ar) por unidade de volume ou massa.
Condições de Ocupação - Refere-se a condições tais como, as atividades e empreendimentos que se assentam ou se implantam sobre um determinado território, estabelecendo interferências e intervenções sobre os elementos físicos e bióticos, definindo formas de manejo adequadas ou inadequadas a conservação dos recursos naturais.
Conservação - Entende-se por conservação da natureza o manejo da biosfera, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a melhoria do ambiente natural, para que este possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, à atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral.
Conservação Ambiental - Do latim, cum - junto; servare - guardar, manter. Manejo dos recursos do ambiente, ar, água, solo, minerais e espécies vivas, incluindo o homem, de modo a conseguir a mais alta qualidade de vida humana com o menor impacto ambiental possível. Ou seja, busca compatibilizar os elementos e formas de ação sobre a natureza, garantindo a sobrevivência e qualidade de vida de forma sustentável.