Selected a language:

Saúde Emocional: Dicas para se cuidar; Mulheres são as mais afetadas emocionalmente na pandemia

 Como cuidar da saúde mental durante o isolamento social?

 

Um estudo da ONG Kaiser Family Foundation, dos Estados Unidos, mostrou que as mulheres se sentem emocionalmente mais abaladas do que os homens. 53% das que responderam à pesquisa, declararam que o estresse e s preocupação neste período tem relação com a pandemia.

 

Qualquer isolamento pode trazer consequências danosas ao psicológico do ser humano. Contudo, por questões hormonais e sociais as mulheres são mais afetadas que os homens e por isso precisam de uma atenção especial ao que se refere a sua saúde mental, explica a Psicóloga Michele Silveira.

 

“Uma das coisas mais saudáveis a se fazer durante esse tempo é buscar amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver de uma maneira tranquila, refletindo sobre o que pode-se aprender com a pandemia da Covid-19”, afirma a psicóloga.

 

Para aliviarmos as tensões acometidas durante esse tempo é importante que sigamos refletindo sobre duas importantes perguntas: O que é possível fazer no momento? O que está no seu controle? Assim teremos a consciência de que precisamos viver um dia de cada vez e que não podemos controlar o que estamos passando.

 

Segundo Michele Silveira, devemos tomar algumas atitudes durante esse período a fim de que ele passe e que possamos amenizar os danos causados.

 

·       Evite o excesso de informações. Entenda o que estamos passando, mas não fique obcecado por saber tudo;

 

·       Estabeleça uma rotina. Seja um pouco mais flexível, mas não deixe de cumpri-la.

 

·       Se puder, faça terapia online. A ajuda profissional neste momento é muito importante.

 

·       Use esse tempo “livre” para iniciar alguns projetos que antes não conseguia fazer;

 

·       Mantenha contato virtual pelo menos uma vez ao dia com amigos e familiares. Se abastecer de afeto nesse momento é muito importante.

 

E, principalmente, não esqueça que isso é momentâneo e em breve estaremos de volta ao convívio social.

 

 

MINICURRÍCULO: Michele Silveira é formada em Psicologia pela Universidade Gama Filho, com especialização em saúde mental e saúde mental feminina.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: