Dano ambiental - Qualquer ato ou atividade considerados lesivos ao meio ambiente que sujeitarão os autores e/ou responsáveis a sanções penais, independentemente de terem de reparar os danos causados.
DBO - Sigla de demanda bioquímica de oxigênio. É a magnitude que mede em água residual a porcentagem de substâncias orgânicas capazes de apodrecer; unidade de quantidade de oxigênio necessário, necessidade bioquímica de oxigênio. É a quantidade de oxigênio em mg/1 de que as bactérias necessitam para decompor as substâncias orgânicas em cinco dias a 20 graus de temperatura.
DDT - Dicloro-difenil-tricloretano. Substância descoberta em 1939, composta de cristais incolores e inodoros solúveis em acetona, éter e petróleo. Seu uso na agricultura foi largamente empregado até que se descobriu que permanece como resíduo no solo por mais de 20 anos, além de ser altamente prejudicial aos seres vivos. Em alguns países seu uso foi proibido. O DDT instala-se nas cadeias alimentares, podendo, por magnificação biológica, contaminar seres que vivam distante do local em que o produto foi aplicado.
Defensivo - Nome genérico dos venenos, em geral químicos, empregados nas lavouras para exterminar pragas, combater doenças e eliminar ervas daninhas; defensivo agrícola. Os defensivos podem ser: pesticidas (ou praguicidas), fungicidas e herbicidas.
Defeso - Época do ano em que é proibido caçar ou pescar, a fim de proteger os ciclos de reprodução; veda.
Deflúvio - Escoamento superficial da água. Aproximadamente um sexto da precipitação numa determinada área escoa como deflúvio. O restante evapora ou penetra no solo. Os deflúvios agrícolas, das estradas e de outras atividades humanas podem ser uma importante fonte de poluição da água.
Degradação - Tempo necessário para que os resíduos de defensivos sejam modificados num determinado substrato e que é medido pelo índice de meia-vida que varia entre os defensivos e também conforme o substrato onde foi aplicado.
Degradação da camada de ozônio - Impacto ambiental em escala mundial, provocado principalmente pela decomposição de gases CFCs em grande altitude (atmosfera), liberando CI, que reagem com o ozônio (O3) da camada protetora da atmosfera, possibilitando a maior passagem de radiação, danosa para o meio ambiente.
Degradação da Qualidade Ambiental - Alteração das características do meio ambiente.
Deposição final - Em se tratando de produtos residuais radiativos, deposição dos referidos produtos, mediante enterro deles no solo, afundamento no mar ou depositamento em poços de sal, bem como por injeção em rochas do subsolo porosas ou gretadas cheias de água e cobertas de camadas de argila.
Derivação Ambiental - Alteração dos componentes físicos e biológicos e da dinâmica dos processos naturais, o que condiciona transformações sucessivas no meio ambiente. Isto, a partir de fenômenos da natureza ou, de interferências das atividades sociais e econômicas.
Desempenho ambiental - Resultados mensuráveis de um sistema de gestão ambiental, relativos ao controle da organização de seus aspectos ambientais, baseados na política ambiental, objetivos e metas ambientais. Diferente da norma BS na política ambiental, objetivos e metas ambientais. Diferente da norma BS 7750, a norma ISSO 14001 não obriga as empresas a colocarem o desempenho ambiental do período a disposição de todas as partes interessadas.
Desenvolvimento - Aumento da capacidade de suprimento das necessidades humanas e a melhoria de qualidade de vida.
Desenvolvimento Sustentável - Forma socialmente justa e economicamente viável de exploração do ambiente que garanta a perenidade dos recursos naturais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a diversidade biológica e os demais atributos ecológicos em benefício das gerações futuras e atendendo à necessidades do presente.
Desertificação - Processo de transformação de terras não-desérticas em deserto, como resultado, em geral, de pastagem excessiva, exaustão da matéria orgânica, uso excessivo das águas subterrâneas nos padrões de precipitação, etc.