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Anunciação do Senhor


 O caráter mariano desta solenidade que os antigos livros da liturgia romana celebravam como solenidade do Senhor, vem enfocado pelo Ofício e pela Missa Hodierna. Esta festa remonta ao século VI. É tão antiga como a devoção a Nossa Senhora. Os primeiros cristãos lembravam as palavras do arcanjo Gabriel e da prima Isabel. O conteúdo da anunciação diz respeito ao Messias e à Mãe dele. Quem vai nascer dela é o Filho de Deus. Por isso ela será chamada Mãe de Deus. O anjo usa a linguagem dos profetas do Antigo Testamento em suas profecias messiânicas, iniciando com um convite à alegria e garantindo a ajuda de Deus à Virgem escolhida para a mais alta missão. Maria é objeto das complacências divinas: o Senhor está com ela, encontrou graças aos olhos do altíssimo, será virgem e Mãe de Deus. A própria Maria reconhece nas palavras do anjo os termos proféticos que pronunciam a revelação do Messias. Comparado a profundidade religiosa do total abandono de Maria à vontade de Deus com aquilo que tem de sobrenatural com o anúncio feito, podemos afirmar que no momento de sua resposta definitiva do fiat (faça-se), nela estava já presente de modo real aquilo que se tornaria pouco a pouco manifesto, no decorrer de sua vida, graças ao contato com o seu divino Filho. No momento da anunciação, Maria é a mais alta expressão da expectativa de Deus e do Messias no Antigo Testamento; é síntese e o ponto culminante da expectativa messiânica dos hebreus. É assim que a vê S. Lucas na Magnificar; é assim que a vê a patrística, que a revive a teologia contemporânea. Por causa da graça a tudo isso ela indicou na sua pessoa a abertura fundamental à expectativa de Iahweh-Salvador. (Schillebeeck).





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