Selected a language:

Quem Faz o Bem Vive Mais: Estudos indicam que Fazer o Bem aumenta Longevidade e Felicidade

 

Dizem que fazer o bem é o melhor remédio. E a ciência parece concordar! Diversos estudos comprovam que ajudar ao próximo, à sociedade e ao meio ambiente não só contribui para um mundo melhor, mas também aumenta nossa expectativa de vida e felicidade.

 

Neste artigo, listamos as 7 razões cientificamente comprovadas pelas quais quem faz o bem vive mais e é mais feliz:

 

1. Propósito e Sentido na Vida:

 

Ajudar os outros nos conecta a um propósito maior que nós mesmos, dando um sentido à nossa vida. Um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que pessoas com um forte senso de propósito viviam mais do que aquelas sem.

 

 

2. Combate à Depressão e à Ansiedade:

 

Ajudar os outros desvia o foco dos nossos próprios problemas, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade. Um estudo publicado na revista "PLOS One" descobriu que o voluntariado diminuiu os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em voluntários.

 

3. Aumento da Autoestima e Autoconfiança:

 

Fazer o bem nos faz sentir orgulhosos de nós mesmos, aumentando nossa autoestima e autoconfiança. Um estudo da Universidade de Zurique descobriu que pessoas que ajudavam os outros tinham uma imagem mais positiva de si mesmas.

 

4. Fortalecimento de Relacionamentos Sociais:

 

Ajudar os outros cria e fortalece laços sociais, combatendo a solidão e o isolamento. Um estudo publicado na revista "Psychosomatic Medicine" descobriu que pessoas com fortes redes sociais tinham um menor risco de morte prematura.

 

5. Redução do Estresse e da Pressão Arterial:

 

Ajudar os outros promove o relaxamento e reduz o estresse, consequentemente diminuindo a pressão arterial. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que pessoas que meditavam e ajudavam outras pessoas a meditar(uma prática que promove a compaixão) tinham uma pressão arterial mais baixa.

 

 

6. Liberação de Endorfinas e Dopamina:

 

Ajudar os outros ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando endorfinas e dopamina, neurotransmissores associados à felicidade e ao bem-estar. Um estudo da Universidade de Bonn descobriu que pessoas que doavam para caridade sentiam um prazer similar ao de comer chocolate.

 

7. Promoção de um Senso de Comunidade:

 

Ajudar os outros cria um senso de comunidade e pertencimento, combatendo o sentimento de solidão. Um estudo da Universidade de Chicago descobriu que pessoas que viviam em comunidades com alto senso de coesão social tinham um menor risco de morte prematura.

 

A ciência nos mostra que fazer o bem não é apenas bom para o mundo, mas também para nós mesmos. Ao ajudar os outros, fortalecemos nossa saúde física e mental, aumentamos nossa felicidade e vivemos mais tempo. Que tal começar hoje mesmo a fazer a diferença na vida das pessoas e do planeta?

 

Lembre-se: Mesmo pequenos gestos de gentileza podem ter um grande impacto na vida de alguém. Seja voluntário em sua comunidade, doe para uma causa que você apoia ou simplesmente ajude um amigo ou familiar necessitado. Sua bondade pode fazer toda a diferença!

 

 

Por Redação Bemzen

e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags #longevidade #felicidade #bemestar #saúde #estudos #ciência

#fazerobbem #impactopositivo #mudançassocial

#envelhecimento #qualidadedevida #psicologiapositiva

#voluntariado #açãosocialo

#propósito #sentidodavida #conexãosocial

#reduzestresse #aumentaimunidade #saúdocardíaca

#envelhecimentosaudável #mentepositiva #otimismo

#inspiração #motivação #sejamelhor #faça diferença

#transformeomundo #compartilheobom #sejaaluz

#vivamais #vivabem #vidadebem

#juntospodemos #construaumfuturomelhor

#sejamosamudança #iniciativaspositivas

 

#compartilhesuashistórias #inspireoutrosafazerobbem

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: