Selected a language:

2020, o melhor ano da sua vida: 10 escolhas para fazer seu melhor Ano Pessoal

Que tudo se realize: 10 escolhas para fazer de 2020 um ano melhor

 

O novo ano já começou e é inevitável pensar no que deu certo ou errado até aqui; em mudanças; correção de rotas. Pedimos, então, à psicanalista Lelah Monteiro que fizesse uma lista com as 10 dicas que ela considera mais importantes para que 2020 seja um ano em que o “tudo se realize” não seja apenas um dos versos da canção tradicional.

 

1. A primeira de todas as dicas, e que permeia todas as outras: exercite seu poder de ESCOLHA. Será que você de fato está escolhendo por si mesmo, ou está sendo levado pelas opiniões dos outros? Atualize as suas escolhas e, ao fazer isso, seja fiel aos seus propósitos.

 

2. Converse com seu corpo. Ouça-o e descubra aquilo que ele pede e precisa. Faça isso antes de escolher aquilo que você come, aquilo que você bebe, o que você consome – quantidade, forma, momento.

 

3. Cuide do corpo em que você habita – cada célula, órgãos, músculos, articulações – merecem sua atenção. Faça uma atividade física - não porque alguém mandou – mas porque você escolheu fazer.

 

4. Pare de ser tão crítico consigo mesmo e com os outros. Chega de julgamentos – eles só travam o seu crescimento.

 

5. Saia do controle. Pare de querer dominar tudo e todos, de exigir que as coisas sejam do jeito que você imaginou. Abandone essa rigidez e abra-se para o novo, o inesperado.

 

6. Esteja integralmente na sua própria presença. Tenha atenção plena naquilo que você é, que você sente e que você faz.

 

7. Pare de mentir para si mesmo, para os outros. De omitir, de fazer de conta. Não se iluda, pois a realidade não deixa de existir quando você a ignora. E mais cedo ou mais tarde ela vem cobrar a conta.

 

8. Saia do papel de vítima. Pare de achar que os problemas são os outros e assuma a responsabilidade por suas próprias questões.

 

9. Pare de procrastinar, adiar decisões. Faça acontecer.

 

10. Por fim, leia toda essa lista de novo e comece a colocá-la em prática. Se dessas dez dicas (ou escolhas) você conseguir colocar em prática uma, mas com “inteireza”, estará valendo a pena.

 

 

> Tags: escolhas, autoconhecimento

> Quem é Lelah Monteiro

Psicanalista, sexóloga e fisioterapeuta. Atua em seu consultório em Perdizes (São Paulo, SP) como educadora sexual; terapeuta de casais, de família e sexual.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: