A privação e as doenças ligadas ao sono como insônia e a apnéia obstrutiva do sono podem afetar a saúde física e mental e comprometer a qualidade de vida
Uma boa noite de sono é indispensável para nossa saúde. Vivemos numa cidade que não pára e onde as pessoas dormem cada vez menos. A privação e as doenças ligadas ao sono como a insônia a apnéia obstrutiva do sono podem afetar a saúde física e mental e comprometer a qualidade de vida. Diante deste cenário - e para lembrar do Dia Mundial do Sono, que é comemorado hoje (18/03) - o Dr. Pedro Genta, pneumologista do Centro de Medicina do Sono do HCor, alerta sobre a importância do sono de boa qualidade e seus distúrbios mais comuns.
Acordar cansado, ronco alto, pausas respiratórias durante o sono, sonolência durante o dia são os sintomas da apnéia obstrutiva do sono. ?Além de afetar a qualidade de vida do paciente e do parceiro, a apnéia do sono pode provocar e agravar doenças cardíacas?, comenta o Dr. Genta. Por isso os pacientes com históricos cardíacos devem se preocupar ainda mais com a qualidade do sono e procurar um especialista.
A insônia é caracterizada por dificuldade para começar a dormir ou manter o sono, associada a sintomas no dia seguinte como cansaço, irritabilidade e dificuldade de concentração. A insônia acomete 25% da população adulta mundial, principalmente as mulheres.
Diversas atitudes podem agravar e perpetuar a insônia como o consumo de café, chá preto ou bebida alcoólica à noite. Trabalhar, alimentar-se ou ver televisão na cama também podem prejudicar o sono. Por outro lado, ter horários de dormir regulares, manter o quarto limpo, fresco, sem luz e fresco são importantes para evitar a insônia. ?Orientações referentes ao sono, como higiene e mudanças de comportamento e suas conseqüências, fazem parte do tratamento. No entanto, medicamentos podem ser necessários?, explica o especialista.
Confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono:
1. Tenha horários para dormir e acordar regulares. A duração do sono deve ser suficiente para você descansar
2. Tente relaxar e esqueça dos problemas antes de ir para a cama;
3. Tire do quarto o que possa desviar sua atenção. Portanto, nada de televisão, rádio ou despertador;
4. Tomar banho morno antes de dormir pode ajudar a relaxar
5. A leitura ajuda a ficar com sono, mas evite que os temas fixem demais sua atenção;
6. Deite de lado, porque este posição facilita a respiração e diminui o ronco
FONTE: Centro de Medicina do Sono do HCor
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(