Selected a language:

Como Parar de Beber e retomar a Alegria e Simpatia: Passo a passo para se livrar do vício do alcoolismo

 

 

 

As pessoas perguntam:

Qual é a melhor forma de parar de beber?

O que acontece com o corpo quando paramos de beber álcool?

É possível parar de beber sozinho?

 

 

Apesar de ter se tornado um hábito socialmente aceitável, o abuso de álcool é um grande problema mundial.

 

Os efeitos do vício em álcool afetam não só a saúde e o bem-estar da pessoa e do seu núcleo familiar e de amizades. Os seus efeitos são terríveis e destrutivos. É extremamente importante buscar ajuda médica, pois tudo depende do diagnóstico de cada caso.

 

 

Não existe mágica nem simpatias milagrosas para parar de beber: O tratamento exige esforço e acompanhamento adequado, com apoio de especialistas como psiquiatras e psicólogos e/ou com a medicação para orientar o processo de desintoxicação. Também é importante recorrer às técnicas usadas na Associação dos Alcoólicos Anônimos (AA) para conseguir manter-se abstinente.

 

 

Confira os 10 passos que os especialistas aconselham para parar de beber ou para reduzir o consumo:

 

 

1 - Compreender a causa da dependência. Compreender os fatores que levaram à dependência do álcool é essencial para que a pessoa consiga interrompê-la.

 

 

 

2 - Reconhecer que há um problema. É importante que a pessoa faça um balanço do que o álcool sua presença representa em sua vida e na dos outros.

 

 

 

3 - Conversar com amigos e familiares. Compartilhar com pessoas próximas o desejo de mudar e abordar o tema de forma aberta e honesta pode ser de grande ajuda para sair do alcoolismo.

 

 

 

4 - Peça ajuda profissional. A dependência do álcool, no ponto mais crítico, exige ajuda profissional para evitar que a pessoa o faça mal a si mesma.

 

 

 

5 - Reinvestir energias em outras coisas. Dedicar-se a outras atividades pode ajudar a preencher o tempo trágico anteriormente destinado ao consumo abusivo.

 

 

 

6 - Desenvolver novos hábitos saudáveis. Empregar tempo em atividades como yoga, exercícios físicos e meditação pode contribuir para diminuir os desconfortos causados pelo alcoolismo.

 

 

 

7 - Comemorar as conquistas. É importante celebrar cada conquista, pois isso ajuda a motivar ainda mais e a aumentar a autoconfiança.

 

 

 

8 - Estabelecer novas metas. Definir novas metas, com objetivos a serem alcançados, pode contribuir para o sucesso no processo de recuperação.

 

 

 

9 - Se envolver em grupo. Participar de grupos de apoio, como o AAA, ajuda nos momentos de dificuldades e também para comemorar as pequenas conquistas alcançadas no processo de desintoxicação.

 

 

 

10 - Utilizar medicamentos. Consultar um profissional especializado é essencial para decidir qual o medicamento correto para a recuperação, reduzindo os sintomas de abstinência.

 

 

 

O acompanhamento médico é essencial, pois, além disso, é importante lembrar que, ao parar de beber, o organismo passa por mudanças, começando com desconfortos devido à abstinência, já que o álcool age como um tranquilizante e ao ser retirado, o corpo passa a sentir os efeitos negativos da ansiedade. Durante esse período, podem também ocorrer irregularidades gastrointestinais como náuseas, diarréias e vômitos, que também são resultado da suspensão do álcool.

 

 

 

Por Gabriel de Barros

e-mail: redaçã[email protected]

 

 

 

 

Fontes: SBP - Ministério da Saúde - USP - AAA

 

 

 

 

 

 

 

Tags: #Alcoolismo #Cura #Abstinência #AlcoólicosAnônimos #FontesEspecializadas

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: