Selected a language:

Luana Piovani e a Menopausa: Atriz relata perda de memória. Confira 5 formas de aliviar os sintomas da menopausa

 

A menopausa é um dos principais fatores envolvidos no envelhecimento feminino e inclui mudanças fisiológicas, metabólicas e hormonais. Além disso, ela leva consigo um conjunto de mudanças que afetam a saúde física e emocional.

 

 

A atriz Luana Piovani, de 46 anos, reclama de perda de memória relacionada à menopausa, a qual costuma causar desconforto cognitivo, além do desequilíbrio hormonal e deficiência de nutrientes.

 

 Os sintomas mais comuns da menopausa são; ondas de calor, alterações no humor, perda de memória, cansaço, dores de cabeça, alteração de peso, fraqueza muscular, diminuição da libido, envelhecimento da pele e perda de cabelo. Esses sintomas, além de óbvios, podem influenciar outras áreas da vida como o sono, as atividades sociais ou profissionais.

  

 

A menopausa pode ocorrer desde a idade de 45 a 52 anos, que é a idade média das mulheres, mas há casos específicos de mulheres que a têm antes disso.

  

 

Para aliviar esses problemas, são recomendadas atividades de exercícios físicos leves, como yoga e pilates, alimentação saudável rica em fibras e baixo teor de gordura saturada, suplementação de vitaminas e minerais essenciais, manutenção de um sono regular e saudável, controle do peso, terapias alternativas como a acupuntura. Além de buscar tratamento médico sempre que for necessário.

 

 

 

AS 5 PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA MENOPAUSA E COMO TRATAR:

 

1 - Alterações de humor e depressão: As alterações de humor e a depressão podem ocorrer durante a menopausa devido às flutuações hormonais. Para atenuar esses sintomas, pode-se procurar tratamento e terapia comportamental, bem como aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B, como abóbora, lentilhas e milho.

 

 

2 - Problemas de pele: A pele pode ficar mais seca durante a menopausa devido à queda de estrogênio. Para atenuar os sintomas, recomenda-se a ingestão diária de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes e peixes, além de uso de proteção solar e hidratantes adequados.

 

 

3 - Osteoporose: A osteoporose é uma condição na qual os ossos enfraquecem devido à menopausa. Para aliviar os efeitos, recomenda-se a prática diária de exercícios de força para melhorar a densidade óssea e a ingestão diária de cálcio, vitamina D e nutrientes que ajudam a manter a saúde dos ossos.

 

 

4 - Aumento do risco de doenças cardíacas: Durante a menopausa, o risco de doenças cardíacas aumenta devido às mudanças hormonais. A prevenção é muito importante e, para isso, recomenda-se fazer exercícios regulares, praticar alimentação saudável e controlar o estresse. Caso sejam detectadas doenças cardíacas, é aconselhável que se inicie um tratamento medicamentoso de acordo com a orientação médica.

 

 

5 - Distúrbios do sono: A menopausa pode causar distúrbios do sono devido à queda dos níveis de estrogênio. É importante seguir hábitos de higiene do sono, como evitar luzes azuis antes de dormir, manter uma rotina diária e evitar usar o computador e o celular em horários mais próximos ao de dormir. Também é aconselhável fazer exercícios regulares e adotar técnicas de relaxamento, como massagens, para melhorar o sono.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

# Menopausa #mudanças hormonais #ondas de calor #Luana Piovani #saúde física e emocional

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: