Selected a language:

Solidão: o que é, quais as causas e como lidar?: Como curar a Solidão Emocional e os Tipos de Solidão

 

 

 

 

Sentimentos de solidão são comuns para muitas pessoas. Porém, solidão e soledade são conceitos com diferentes significados.

 

 

Solidão é o sentimento de estar isolado e sentir falta de conexões significativas com outras pessoas.

 

 

Soledade, por outro lado, é o estado mental de estar longe de outras pessoas e não sentir nenhum tipo de sentimento negativo. As duas podem ser desagradáveis, mas com sintomas distintos.

 

 

 

O que é Solidão?

 

 

Solidão é um sentimento de isolamento e apatia social. É a sensação de estar desconectado de outras pessoas, ao mesmo tempo sentindo falta de conexões significativas com os outros. Quando perdemos os que significam muito para nós, podemos nos sentir sozinhos. O sentimento pode vir de outros fatores, como medo da rejeição ou da reação das outras pessoas diante de nós. A solidão pode se tornar severa quando não conseguimos fazer conexões com outras pessoas durante um longo período de tempo.

 

 

 

 

Causas da Solidão

 

As causas da solidão podem variar, mas algumas das principais incluem perda de um ente querido, mudança de local de residência, problemas financeiros ou alterações significativas na vida diária. Muitas pessoas também se sentem solitárias porque suas necessidades físicas e emocionais não são atendidas. Por exemplo, um indivíduo com dificuldade em se expressar socialmente poderá sentir solidão, mesmo que esteja rodeado de amigos. A solidão também pode ser causada por uma doença mental, como depressão ou ansiedade.

 

 

 

 

Tipos de Solidão

 

 

Existem vários tipos de solidão, incluindo:

 

 

- Solidão evitativa: a pessoa evita se relacionar com outras pessoas por medo de rejeição.

 

 

 

- Solidão solitária: a pessoa é incapaz de criar conexões significativas com outras pessoas e sente-se socialmente desconectado.

 

 

 

- Solidão cheia de esperança: a pessoa não vê a solidão como algo RUIM e, em vez disso, usa-a como um meio para explorar o mundo e se conhecer melhor.

 

 

 

- Solidão emocional: a pessoa sente-se completamente sozinha, pois não tem nenhum tipo de ligação com as outras pessoas.

 

 

 

 

Como lidar com a solidão

 

 

Lidar com a solidão requer primeiro identificá-la. Tente entender as raízes do seu sentimento, o que o está causando e quais são as suas necessidades que ainda não foram atendidas. Uma vez que você compreenda sua solidão, a próxima etapa é se conectar com outras pessoas. Aproveite oportunidades para desenvolver novos relacionamentos ou aprofundar aqueles que já existem. Se você não conseguir isso, procure ajuda profissional para lidar com o sentimento de solidão.

 

 

 

 

Solidão como doença

 

 

A solidão pode ser sentida como uma doença se ela persistir por longo tempo. Relações interpessoais insatisfatórias ou limitadas ao longo da vida podem levar a processos patogênicos, como desencadeamento de doenças mentais ou físicas. A solidão é particularmente perigosa para a saúde mental, pois pode levar a sentimentos de baixa auto-estima, depressão, solidão crônica e até suicídio. Nesses casos, a pessoa precisa procurar URGENTE auxílio profissional.

 

 

 

 

Solidão emocional

 

 

A solidão emocional é o estado em que sentimos que ninguém nos compreende ou valoriza. As pessoas que sofrem de solidão emocional sentem-se completamente sozinhas no mundo, pois acreditam que ninguém mais se importa com eles. Tal sentimento é geralmente resultado da relações interpessoais insatisfatórias, baixa auto-estima ou medo da rejeição social.

 

 

 

 

10 dicas  para que a Solidão não se transforme em doença:


1 - Alimente suas conexões interpessoais: Saia para locais onde você possa conhecer novas pessoas, participe de atividades em grupo ou faça chamadas de voz ou vídeo regularmente com familiares ou amigos.



2 - Expresse seus sentimentos: Expressar suas emoções em vez de reprimi-las a faz se sentir melhor. Fale com alguém que você se preocupa ou converse com um terapeuta.



3 - Faça coisas que a alegre: Procure maneiras criativas de se divertir. Crie algo, faça uma caminhada ou peça um passeio.



4 - Cultive uma prática de meditação: Comprove como os benefícios da meditação podem ajudar a promover o bem-estar emocional.



5 - Pratique atividades gratificantes: Trabalhe em algo em que você se interessar, aprenda algo novo ou jogue um esporte.



6 - Cuide de sua saúde: Consulte seu médico e faça mudanças em sua dieta e estilo de vida.


 

7. Durma bem: Descubra os melhores hábitos para garantir que você esteja repousado.



8 - Desenvolva um passatempo: Invista em atividades prazerosas como pintura, artesanato, leitura ou música.



9 - Engaje em atos de generosidade: Ajude-se através da fez de boas ações. Se dedique a um projeto em que você queira investir tempo ou ajude alguém próximo.



10 - Busque tratamento se necessário: Procure ajuda profissional se a solidão não passar com o tempo.

 

 

Espero que o artigo tenha ajudado, Se você estiver com problemas procure ajuda profissional para lidar com o sentimento de solidão.

 



 



 

 

Por Gabriel Barros

e-mail: redaçã[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

Tags: #solidão #psicologia #psiquiatria #solidãoemocional

 

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: