Selected a language:

Saiba como ser ESG na sua Casa: As atitudes mais sustentáveis para salvar o planeta e economizar seu dinheiro

Você sabia que ESG, sigla em inglês para "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança, em português), geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, pode e deve ser também aplicada à sua casa?.  

 

Veja as principais dicas para salvar o planeta e o seu bolso: 

 

Quando falamos em sustentabilidade é comum pensarmos nas fontes de energia renováveis, como energia hidroelétrica, solar, eólica e bioenergia, fundamentais para que os recursos não se esgotem e afetem as gerações futuras.

 

Com simples atitudes do nosso dia a dia, também podemos ajudar a transformar o mundo e ser mais sustentáveis. Vamos conferir como pequenas atitudes sustentáveis no dia a dia podem ajudar o mundo e o meio ambiente?

 

 

1. Evite o uso de carro

Se você mora perto do trabalho ou da escola de seu filho, levá-lo de bicicleta ou a pé são opções bastante saudáveis. Outra maneira de usar menos o carro é fazer um rodízio de carona com os pais de outros alunos. Além de reduzir o impacto ao meio ambiente, dá alguns momentos de descanso para os pais.

 

Para usar menos o carro, pesquise as opções de transporte público em sua cidade, como ônibus, metrô, trem. 

 

 

2. Economize água

Uma maneira fácil de viver de forma mais sustentável é economizar água em casa. Isso pode ser feito de várias maneiras, como:

 

- Controlar os minutos no banho. Se você não tem chuveiros que economizam água, marque os minutos do banho para não passar mais tempo que o necessário com o chuveiro ligado.

 

- Instalar vasos sanitários que consomem menos água ou que possuem descarga dupla que permite escolher entre a descarga total (para resíduos sólidos) ou meia descarga (para resíduos líquidos).

 

- Usar modelos de máquinas de lavar mais novos. Eles podem detectar automaticamente o menor nível de água necessário para cada carga.

 

- Cultive espécies de plantas que se adaptam a ambientes mais secos e plante-as em solo adequado para reduzir a irrigação em excesso.

 

 

3. Recicle

Se o seu bairro ou condomínio não tem coleta seletiva, uma alternativa é procurar um local de entrega. Comprar produtos com embalagens pós-consumo também é uma alternativa.

 

Outros itens devem ser descartados em um reciclador adequado, como lâmpadas fluorescentes compactas, telefones celulares, baterias e eletrônicos. 

 

 

4. Consuma menos energia elétrica

A redução de consumo de energia em casa pode ser feita de várias maneiras:

 

Desligue as luzes e os aparelhos que você não está usando.

Abra as janelas para permitir que a brisa entre em vez de ligar o ar condicionado.

Instale aparelhos que captam energia solar.

Pendure as roupas para secar em vez de usar a secadora.

Use uma chaleira elétrica em vez de um fogão para ferver a água.

Use lâmpadas fluorescentes compactas em substituição às lâmpadas incandescentes.

 

5. Cultive uma horta

Outra opção para você ser mais sustentável é começar uma pequena horta ou um jardim em casa ou em um espaço comunitário, para cultivar as próprias hortaliças.

 

Uma horta caseira é uma ótima opção para ter legumes, vegetais e temperos sempre à mão.

 

A horta pode ser feita em qualquer espaço disponível em casas – grandes espaços – e apartamentos – espaços reduzidos. Os legumes e verduras podem ser plantados  em garrafas PET no chão ou na vertical (horta suspensa), dependendo do espaço disponível.

 

Pronto para mudar o mundo com essas iniciativas? Compartilhe essas ideias nas redes sociais!

 

 

Fonte: YouPode

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: