Cada vez mais adultos e idosos estão se beneficiando da correção, mesmo que tardia, de problemas de má oclusão
Já faz algum tempo que os tratamentos ortodônticos deixaram de ser coisa de criança e de adolescentes. Cada vez mais adultos e idosos estão se beneficiando da correção, mesmo que tardia, de problemas de má oclusão como dentes apinhados, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida, prognatismo e diastemas. Corrigir as más oclusões melhora a respiração, a qualidade do sono, a mastigação, deglutição, fonoarticulação e muito mais.
“Por mais que a movimentação do tecido ósseo seja mais lenta em adultos e idosos, o que diminui a velocidade da movimentação dos dentes, os tratamentos ortodônticos são recomendados e muito bem sucedidos nessa faixa etária”, afirma a Dra. Stella Faria Dumke, ortodontista, ortopedista funcional dos maxilares, odontopediatria e Invisalign Top Doctor.
Entre os benefícios mais comuns dos tratamentos ortodônticos em idosos, vale destacar:
1 - Correção da mordida e do contato entre os dentes. Ajustar o posicionamento dos dentes ajuda e muito na melhoria da qualidade de vida de adultos e idosos. As má oclusões estão diretamente relacionadas à queixas como apneia do sono, por exemplo. Por isso, a correção dos dentes melhora significativamente a qualidade de vida do paciente.
2 - Preservação das funções do sistema estomatognático. Com o passar dos anos, devido ao envelhecimento, acontecem perdas musculares, articulares e ósseas. Essas perdas prejudicam significamente as funções como a respiração, sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e acabam também impactando no posicionamento dos dentes e vice-versa.
3 - Preparação para prótese e implante. Aparelhos ortodônticos atuam como preparação para abrir espaço e preparar a boca do paciente para que ele receba próteses ou implantes.
4 - Tempo menor de tratamento. Atualmente, há no mercado tratamentos ortodônticos modernos, como os alinhadores transparentes Invisalign, por exemplo. Com esses novos recursos é possível ter previsibilidade no resultado e reduzir consideravelmente a duração do tratamento mesmo em adultos e idosos.
5 - Estética e conforto. Não há limite de idade para almejar a conquista de um sorriso bonito, harmonioso e funcional. Além da melhoria das funções do sistema estomatognático como um todo, corrigir os dentes ajuda muito a elevar a autoestima das pessoas, independente da idade.
Stella T. Faria Dumke é dentista (CRO/PR 14.636), especialista em Ortodontia e Odontopediatria.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(