Selected a language:

Casais confinados e estressados: Os 5 principais motivos de brigas na Pandemia e como superar

Margareth Signorelli, especialista em relacionamento e sexualidade, fala sobre o que desgasta as relações e como resolver

 

O que desgasta um relacionamento não são as grandes decisões que o casal tem que tomar ou problemas pontuais para ser resolvidos. O que deteriora o relacionamento são detalhes, coisas pequenas geralmente ligadas ao cotidiano da dinâmica da casa.

 

Vou citar os 5 motivos que sempre estiveram presentes e como foram afetados com a pandemia

 

ESPAÇO - Morar juntos não significa abdicar do seu espaço e partilhar tudo que é seu. Os dois tem que entender que, por menor que seja o espaço disponível, cada um precisa ter o seu. Nem que seja um “cantinho”, caso o espaço mútuo seja mínimo. Na pandemia os casais tiveram que encontrar espaço para cada um trabalhar, fazer as refeições e no caso de terem filhos, poder manter um espaço para que conseguissem se concentrar nas aulas online e estudos.

 

TEMPO - O casal passa por várias fases na vida que faz com que muitas vezes um tenha que abrir mão do seu próprio tempo para poder atender o outro. Saber administrar seu próprio tempo é imprescindível para poder valorizar o tempo juntos. Na pandemia os dois tiveram que abrir mão do seu próprio tempo e tempo juntos em prol do tempo dos filhos ou das tarefas da casa que antes tinham quem os ajudasse.

 

DINHEIRO - Por ser uma energia forte o dinheiro pode trazer grandes conflitos entre o casal. Este, tem o poder de nos tranquilizar quando o temos e nos trazer muita insegurança na sua falta. Se, dentro do possível, o casal conseguir administrar da forma que os dois consigam ter seu próprio dinheiro e o dos dois, fará com que este vilão para uns se torne grande aliado para outros. Na pandemia com a incerteza em relação ao trabalho e a falta de perspectiva de futuro trouxe muitas inseguranças para o casal.

 

OS IMPORTANTES - O que é básico e importante para cada um. Pode ser dormir o suficiente, sair com os amigos vez ou outra. Este motivo, com a pandemia custou a sanidade de muitas pessoas que não conseguiram lidar com suas necessidades básicas atendidas.

 

FILHOS - Normalmente um grande motivo de choque entre os casais. Se pensarem que mais do que ouvir opiniões distintas ou ficar no meio de brigas intermináveis, o que importa para a criança ou adolescente é ser guiado corretamente pelas pessoas que tem como referência. Conversar separadamente e ter uma só opinião fará com que o casal se fortifique e ajude a construir adultos mais seguros. Na pandemia foi muito difícil administrar uma dinâmica totalmente nova para os pais e as crianças. Conflitos se formaram, muitos que normalmente não aconteceriam em um momento de normalidade da família.

 

Na verdade, ninguém foi treinado para viver confinado, principalmente sem um aviso prévio. Desentendimentos são positivos e fazem parte da relação, o que agravou a situação foi o casal ter que desenvolver competências para administrar sua própria vida e a dos filhos em um curto espaço de tempo.

 

O que fez a diferença nos casais que entre altos e baixos permaneceram juntos foi o que mostrou uma pesquisa de Harvard sobre qual o maior motivo para que os casais se separem. Esta pesquisa feita há alguns anos mostrou que 90% do motivo pela separação dos casais é a COMUNICAÇÃO. Os casais que souberam se comunicar conseguiram permanecer juntos enquanto os que preferiram se calar a respeito das suas emoções e dificuldades acabaram se separando. Foram momentos muito difíceis para uns e de grande aprendizado para outros.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: