Selected a language:

Chás para dormir bem: As 7 melhores ervas medicinais para um bom sono

Com rotinas cada vez mais intensas, estresse, ansiedade e preocupações do dia a dia, nem sempre é fácil relaxar e dormir tranquilamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 40% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio do sono. A insônia é a principal delas, acometendo cerca de 73 milhões de pessoas no país. Especialistas da Universidade de São Paulo (USP) apontam que, durante o período da pandemia, o problema se agravou, já que o medo e o sentimento de angústia se tornaram presentes em nossas vidas. Com isso, a busca por métodos para promover o bem estar, o consumo de chá para dormir e a prática da meditação cresceram.

 

Além disso, para quem realiza o tratamento para apneia do sono (outro distúrbio muito presente no cotidiano brasileiro, atingindo cerca de 30% da população) pode ter dificuldades na adaptação para uso do CPAP. Afinal, é comum sentir desconforto ou dificuldade para pegar no sono nas primeiras noites, tendo em vista que a máscara e o tubo podem restringir movimentos durante a noite. Por precisar usar o acessório no rosto, para auxiliar na respiração, entendemos que causa estranheza nessa fase inicial.

 

Por isso, selecionamos várias ervas naturais que podem ser usadas no preparo de uma bebida relaxante e melhorar a qualidade do sono, uma vez que os efeitos calmantes dessas substâncias podem ser sentidos minutos antes de dormir.

 

 

Usar o chá para dormir é uma prática antiga, com a manipulação de ervas naturais

 

Como e onde começou a cultura de usar chás para dormir?

 

O consumo de chá é uma prática milenar que abraça diferentes culturas no mundo inteiro. Das Américas para a Europa, do Oriente Médio à Ásia, o chá, assim como o café, sempre foi uma bebida muito requisitada, tanto pelo seu valor comercial na época, quanto pelos efeitos que proporciona.

 

 

Alguns estudos sugerem que o uso de ervas para a produção de chás tenha começado na China, principalmente dado o fato de que o país foi o berço da medicina alternativa (e onde surgiu a famosa “rota do chá”). Outros indicam que a Índia foi a responsável pela popularização da bebida, sendo uma das principais exportadoras do produto.

 

Assim como o uso do óleo essencial, os chás são formas naturais para o estímulo e/ou relaxamento do nosso organismo. Dessa maneira, podem ser utilizadas como medidas complementares a medicamentos, oferecendo mais conforto para nós.

 

É importante lembrar que, quando se tem problemas para obter uma boa noite de sono, o consumo excessivo de remédios pode causar, além da dependência, o aumento da tolerância de nosso corpo a esses componentes químicos. Consequentemente, eles param de surtir efeito, exigindo doses maiores, podendo oferecer maior risco à saúde. E, neste aspecto, os chás que ajudam a dormir evitam esse problema.

 

Por isso, é fundamental que qualquer método para favorecer o sono seja feito com auxílio médico e muita moderação. E, caso o problema persista, você pode buscar apoio físico e psicológico para, enfim, ter uma maior qualidade de vida.

 

Diferentemente de medicamentos, os chás podem ser preparados a qualquer hora do dia, sendo um momento de pausa na rotina para respirar e acalmar os ânimos. O preparo é bem fácil: basta utilizar água quente, colocar a erva e aguardar 5 minutinhos! A seguir, selecionamos algumas ervas que você pode experimentar hoje mesmo.

 

 

Chá de camomila

 

Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Quem tem apneia do sono pode ser um dos maiores beneficiados, já que, nesta condição, os níveis de cortisol aumentam quando o distúrbio não é tratado.

 

Para preparar um chá de camomila, você pode usar as folhas dessa planta medicinal ou fazer a combinação dela com erva-doce ou hortelã, melhorando ainda mais o seu sabor (que é mais leve em comparação aos outros). Para adoçar, um toque especial de mel pode deixar a bebida ainda mais especial.

 

A dica é beber uma xícara desse chá ao menos 20 ou 30 minutos antes de se deitar. Assim, a camomila proporciona o seu grande poder calmante ao organismo, ajudando a ter uma noite mais tranquila.

 

 

Chá de hortelã

 

Como citada anteriormente, a hortelã pode ser usada em combinação com outros chás. Por ser um expectorante natural, ela facilita na respiração e proporciona refrescância, além de ser combativa contra a insônia.

 

O chá de hortelã é uma excelente forma, também, de garantir uma melhor digestão. E, se você acompanha o blog da CPAPS, sabe que já falamos muito sobre o motivo de você evitar refeições pesadas, já que possibilitam o relaxamento excessivo e, consequentemente, o ronco. Explicamos mais nesse conteúdo aqui!

 

 

 

Chá de erva cidreira

 

A erva cidreira tem o poder de combater a insônia, graças às suas propriedades calmantes naturais. Também é um ótimo remédio caseiro para dores de cabeça e enxaqueca, entre outras.

 

Assim como a hortelã, também beneficia o trato digestivo – é um calmante estomacal, possibilitando o alívio de sintomas da gastrite e refluxo.

 

 

 

Chá de capim limão

 

O capim limão, muito indicado para dores no estômago, também é conhecido por suas propriedades calmantes, que ajudam no relaxamento de nervos e músculos. É muito popular por suas propriedades aromáticas, servindo como um excelente calmante e perfumando o ambiente.

 

Além disso, ele tranquiliza a mente e é uma ótima opção para ser consumida antes de se deitar, trazendo um adormecer mais natural. Para efeitos prolongados, experimente pingar umas gotinhas em seu travesseiro ou borrifar nas cortinas do seu quarto (já que a fragrância em si já possui ação).

 

 

 

Chá de maracujá

 

Quando tudo era mato, o maracujá revolucionou a busca por tranquilizantes naturais. Quem nunca sentiu uma sonolência maior após tomar um suco? O maracujá é uma fruta bastante conhecida por ter um efeito calmante e, ao ser consumido em forma de folhas, ajuda a proteger contra a insônia e a ter uma boa noite de sono.

 

O segredo também está nas sementinhas (que normalmente são eliminadas), ricas em polifenólicos, são substâncias que protegem as células de danos causados pelos radicais livres, além de ser uma fonte de fibras e magnésio, possibilitando mais saúde ao sistema digestivo.

 

 

 

Chá de valeriana 

 

A valeriana é uma substância encontrada especialmente em medicamentos naturais, oriunda de florais cuja principal característica é a promoção do relaxamento e alívio do estresse. Ela é indicada para quem lida com transtornos de ansiedade, sendo um leve sedativo que pode acalmar os sintomas de uma crise.

 

 

Chá verde

 

O chá verde, por sua vez, também é muito indicado para induzir o relaxamento. Por ser rico no nutriente l-teanina (aminoácido com propriedades calmantes e que ajudam a dormir melhor), pode ser utilizado em qualquer hora do dia, mas especialmente alguns minutos antes de se deitar.

 

Agora que você já conhece várias opções de chás para dormir melhor, é só escolher o seu favorito e relaxar!

 

 

 

 

Fonte: Cpaps

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: