Selected a language:

10 dicas superação: Seu Momento atual é ruim? Saiba dar a volta por cima

*Por Luzia Costa

 

 

Momento é a palavra que usamos para definir em que instante estamos vivendo no tempo. Há um tempo determinado para tudo, para cada propósito debaixo do céu. O problema é que vivemos cercados por uma ansiedade e por um medo absurdo do futuro, do amanhã, medo de não dar conta, de morrer, de ficar sozinho, e daí a conclusão disso é que nos perdemos no tempo, e não sabemos aproveitar o momento. Vivemos todos os dias ou pensando no passado, ou pensando no futuro. Conclusão: há cada vez mais pessoas depressivas, com problemas psicológicos, ansiosos por cura, sem nem saber a causa da doença.

 

Triste, não é?! Então pensando nisso, separei 10 dicas para te ajudar a viver no seu estado atual. Vamos lá?

 

 

 

1 - Momento de Expectativa: o sentimento de expectativa nos faz viver muitas vezes na ilusão, não paramos para identificar o sentimento real da situação, mas quase sempre ele vem seguido de frustração.

 

Isso ocorre porque criamos uma situação em nossa mente de algo que está para acontecer, de uma forma fantasiada, e imaginamos exatamente do jeito que queremos, do jeito que achamos que tem que ser, e daí quando acontece a realidade dos fatos, e não vem exatamente como pensamos, nos decepcionamos e nos frustramos.

 

Ou seja, desse jeito nunca vivemos a emoção do momento atual, porque antecipamos uma situação em nossa mente que não foi correspondida.

 

 

 

2 - Momento de Desculpas: quando começamos a arrumar pretextos ou justificativas para o nosso tempo, mostra que não estamos vivendo no momento atual, não estamos usufruindo do momento de forma saudável. Exemplo: eu não almocei porque não deu tempo; não liguei para tal pessoa porque não tive tempo.

 

Cada vez que deixamos de fazer alguma coisa por achar que não temos tempo, deixamos de viver o momento. Esse tempo para o almoço nunca mais volta, teremos outras oportunidades, mas essa não mais.

 

E será que Deus não tinha algo preparado para nós naquele momento? Uma pessoa para trocar uma palavra de conforto, uma oportunidade de conhecer uma pessoa nova, parece bobo, não é?! Mas todas as vezes que isso acontece, mostra que não estamos vivendo no momento atual.

 

 

 

3-  Momento de Medo: o medo é um estado que o organismo se coloca em alerta diante de algo que se sinta ameaçado. É um estado de alerta extremamente importante para a sobrevivência humana, mas quando ele ultrapassa os limites da barreira normal, se torna extremamente limitador. O medo causa insegurança, fobia, ansiedade, nos desconectando totalmente do momento atual.

 

 

 

4-  Momento de Lembranças: lembranças são capazes de nos trazer à memória, momentos e situações vividas no passado, recordações boas e ruins de um tempo que não voltam mais. Quando revivemos as lembranças de uma forma boa não tem nada de mais, elas vêm em forma de saudade, ou às vezes de tristeza, mas logo passa e continuamos a viver.

 

O problema está em quando nós queremos trazer isso para o presente e não conseguimos. Queremos viver como no passado, colocando o peso disso nas pessoas que estão a nossa volta. Não confiamos em ter um relacionamento com alguém, porque fomos decepcionados no passado, ou quando perdemos alguém, queremos que a outra pessoa seja exatamente igual, e daí o tempo passa e, como consequência fica o remorso, então precisamos ter cuidado em lidar com suas lembranças.

 

 

 

5 - Momento de decisão: o momento de decisão por incrível que pareça, pode nos tirar do momento atual. Muitas vezes quando temos que decidir por algo, seja uma situação boa ou difícil, nós já começamos a sentir uma ansiedade por isso. "Como será que vai ser?", "Como será que a pessoa vai reagir?"; "Mas se não der certo, o que vou fazer?".

 

Isso nos tira do momento atual e nos leva a antecipar o futuro, sofremos por antecedência sem necessidade.

 

 

 

6 - Momento de Plantar: talvez estejamos no momento de começar a plantar algo, porque o plantio nos ajuda a se manter no momento atual, quando decidimos fazer uma plantação, nós precisamos preparar e respeitar o tempo da terra, temos que aprender a cuidar e esperar o momento certo da colheita. Assim é com a nossa vida, tem hora que chega o tempo de plantarmos algo em nós para nos trazer para o nosso momento atual.

 

 

 

7 - Momento de Acordar: muitas vezes estamos passando por situações tão repetitivas, tão automáticas, fazendo o mais do mesmo o tempo todo, que não percebemos o tempo passar, o piloto automático não deixa a gente se dar conta do momento atual, então é hora de acordar e mudar esse estilo de vida para usufruir melhor do seu momento.

 

 

 

8 - Momento de Aprender: talvez você esteja se sentindo cabisbaixo ou triste com uma situação, preocupado e cansado, mas não sabe o que é. Fica distraído e nada está bom. Isso significa que você precisa aprender algo novo, isso vai te motivar e te tirar da zona de conforto, fazendo você usufruir do seu momento.

 

 

 

9 - Momento de Falar: guardar muitas coisas dentro de nós e nos calar demais faz mal, nos tira a paz e nos deixa angustiado. Então, precisamos colocar para fora esse sentimento, algo que está guardado e nos fazendo mal. Só assim nos sentiremos aliviados para usufruir o nosso momento atual.

 

 

 

10 - Momento de Perdoar: perdoar talvez ainda seja uma das decisões mais difíceis de serem tomadas. As pessoas confundem perdoar com aceitar o erro do outro, e isso não tem nada a ver. A mágoa e a angústia causadas por alguém, nos corrói e nos mata um pouquinho a cada dia. Liberar perdão, tem a ver com livramento da alma, das nossas almas. O que o outro fez, ele vai pagar, nós perdoando ou não.

 

 

 

*Luzia Costa, é fundadora da rede de franquias Sóbrancelhas, e com sua expertise em desenvolvimento pessoal, vem transformando vidas através de mentorias.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: