As pessoas tem dúvidas e perguntam:
Como funciona a medicina tradicional chinesa?
Quais os 4 pilares da medicina chinesa?
Quais são os tratamentos da medicina chinesa?
Quais são as técnicas da medicina tradicional chinesa mais usadas?
Formada em Medicina Chinesa, a especialista Camila Coelho explica tudo sobre o Universo da Medicina Chinesa e de que forma ela ajuda o indivíduo na busca do equilíbrio da vida. A Medicina Chinesa é a denominação dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China.
"A Medicina Chinesa tem um poder incrível de promover o auto-conhecimento. Através das terapias, nós temos a possibilidade de alinharmos nossa energia, nosso olhar muda e com isso nos voltamos à nossa mente, corpo, a razão e emoção, descobrindo assim a nossa força como indivíduo" explica Camila.
Conhecida por tratar o sintoma, que sempre será a raiz do problema, e não a queixa, a Medicina Chinesa vem conquistando adeptos em todo o mundo. Selecionamos as principais terapias utilizadas pela Dra Camila nesse processo de cura.
Acupuntura: Técnica milenar que age na estimulação de pontos específicos no corpo, promovendo o equilíbrio energético e aprimorando o seu funcionamento.
Auriculoterapia: Trata diversos distúrbios através da estimulação de pontos reflexos específicos na região auricular. A lista de enfermidades a serem tratadas é bem ampla, cerca de 200 enfermidades.
Moxabustão: Consiste em aquecer regiões ou pontos de acupuntura através da queima da erva medicinal chamada Artemísia. O efeito é similar ao da acupuntura, com objetivo de fortalecer a circulação.
Craniopuntura: A inserção de agulhas no crânio apresenta ótimos resultados no alívio da dor crônica, tratamento de danos neurológicos decorrentes do AVC, doenças neurodegenerativas, hipertensão e até transtornos psicossomáticos.
Ventosaterapia: A ventosa é usada para aliviar dores nas costas, pescoço, músculos rígidos, ansiedade, fadiga, enxaquecas, reumatismo e até celulite.
Florais: A terapia floral desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, pioneiro na compreensão do relacionamento entre as emoções com a saúde do corpo e a psique. Cada floral está relacionado a um estado mental específico.
Segundo Camila Coelho, ainda é preciso reforçar o poder da natureza quando falamos da nossa mente.
"A natureza é perfeita, além da acupuntura temos os alimentos que podem ser ótimos aliados nesse controle emocional além dos florais que hoje podem ser manipulados para tratar diversas queixas contribuindo para a busca desse equilíbrio" conclui a especialista.
A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa é utilizada principalmente como medicina alternativa, com caráter integrativo e complementar - não substitutivo - à medicina alopática.
A MTC foi desenvolvida empiricamente a partir da experiência clínica, e documentada em muitos textos, hoje clássicos. Se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
O diagnóstico na MTC - aspectos básicos a considerar em um diagnóstico são:
observar ( wàng),
ouvir e cheirar ( wén),
perguntar sobre o histórico do paciente ( wèn),
palpar o pulso, tórax e abdome, várias partes do corpo, os canais e os pontos ( qiè).
A partir das informações reunidas desta forma pelo terapeuta, é elaborado um diagnóstico usando como referência um sistema para classificar os sintomas apresentados.
Este sistema se fundamenta no conhecimento dos seguintes princípios teóricos:
A relação de Yin/Yang
A Teoria dos Cinco Elementos
Os oito princípios do Ba Gua
A teoria dos órgãos Zang Fu
Os Meridianos de energia
Os Seis níveis
Os Quatro estágios
O Triplo aquecedor
*Com dados de Camila Coelho, acupunturista e especialista na Medicina Tradicional Chinesa e Wikipedia
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(