Selected a language:

Para que serve a Medicina Chinesa e suas terapias?: Especialista explica todos efeitos benéficos na busca da saúde e equilíbrio

As pessoas tem dúvidas e perguntam:

 

Como funciona a medicina tradicional chinesa?

Quais os 4 pilares da medicina chinesa?

Quais são os tratamentos da medicina chinesa?

Quais são as técnicas da medicina tradicional chinesa mais usadas?

 

Formada em Medicina Chinesa, a especialista Camila Coelho explica tudo sobre o Universo da Medicina Chinesa e de que forma ela ajuda o indivíduo na busca do equilíbrio da vida. A Medicina Chinesa é a denominação dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China.

 

"A Medicina Chinesa tem um poder incrível de promover o auto-conhecimento. Através das terapias, nós temos a possibilidade de alinharmos nossa energia, nosso olhar muda e com isso nos voltamos à nossa mente, corpo, a razão e emoção, descobrindo assim a nossa força como indivíduo" explica Camila.

 

Conhecida por tratar o sintoma, que sempre será a raiz do problema, e não a queixa, a Medicina Chinesa vem conquistando adeptos em todo o mundo. Selecionamos as principais terapias utilizadas pela Dra Camila nesse processo de cura.

 

Acupuntura: Técnica milenar que age na estimulação de pontos específicos no corpo, promovendo o equilíbrio energético e aprimorando o seu funcionamento.

 

Auriculoterapia: Trata diversos distúrbios através da estimulação de pontos reflexos específicos na região auricular. A lista de enfermidades a serem tratadas é bem ampla, cerca de 200 enfermidades.

 

Moxabustão: Consiste em aquecer regiões ou pontos de acupuntura através da queima da erva medicinal chamada Artemísia. O efeito é similar ao da acupuntura, com objetivo de fortalecer a circulação.

 

Craniopuntura: A inserção de agulhas no crânio apresenta ótimos resultados no alívio da dor crônica, tratamento de danos neurológicos decorrentes do AVC, doenças neurodegenerativas, hipertensão e até transtornos psicossomáticos.

 

Ventosaterapia: A ventosa é usada para aliviar dores nas costas, pescoço, músculos rígidos, ansiedade, fadiga, enxaquecas, reumatismo e até celulite.

 

Florais: A terapia floral desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, pioneiro na compreensão do relacionamento entre as emoções com a saúde do corpo e a psique. Cada floral está relacionado a um estado mental específico.

 

Segundo Camila Coelho, ainda é preciso reforçar o poder da natureza quando falamos da nossa mente.

 

"A natureza é perfeita, além da acupuntura temos os alimentos que podem ser ótimos aliados nesse controle emocional além dos florais que hoje podem ser manipulados para tratar diversas queixas contribuindo para a busca desse equilíbrio" conclui a especialista.

 

A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa é utilizada principalmente como medicina alternativa, com caráter integrativo e complementar - não substitutivo - à medicina alopática. 

 

A MTC foi desenvolvida empiricamente a partir da experiência clínica, e documentada em muitos textos, hoje clássicos. Se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano. 

 

Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos. 

 

 

O diagnóstico na MTC -  aspectos básicos a considerar em um diagnóstico são:

 

observar ( wàng),

ouvir e cheirar ( wén),

perguntar sobre o histórico do paciente ( wèn),

palpar o pulso, tórax e abdome, várias partes do corpo, os canais e os pontos ( qiè).

A partir das informações reunidas desta forma pelo terapeuta, é elaborado um diagnóstico usando como referência um sistema para classificar os sintomas apresentados.

 

Este sistema se fundamenta no conhecimento dos seguintes princípios teóricos:

 

A relação de Yin/Yang

A Teoria dos Cinco Elementos

Os oito princípios do Ba Gua

A teoria dos órgãos Zang Fu

Os Meridianos de energia

Os Seis níveis

Os Quatro estágios

O Triplo aquecedor

 

 

 

*Com dados de Camila Coelho, acupunturista e especialista na Medicina Tradicional Chinesa e Wikipedia

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: