Selected a language:

Endometriose, o que é, tratamento e os sintomas da doença que pode causar dor crônica: Doença pode levar à perda de disposição grave

Para a mulher que sofre com cólicas fortes mês a mês, dor incapacitante, inchaço abdominal, alterações intestinais, dor para urinar ou evacuar, vômitos ou náuseas e outros sintomas que acompanham o ciclo menstrual, a endometriose pode gerar grandes prejuízos na produtividade e na rotina profissional.

 

Segundo o ginecologista e obstetra, Dr. Marcos Tcherniakovsky, especialista em endometriose e diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), algumas mulheres podem ter impactos na qualidade de vida e na rotina pessoal e profissional devido à dor. “Além disso, a doença traz como consequência a diminuição da vida social, a queda no desempenho e a falta de disposição. O principal obstáculo é a busca pelo diagnóstico, que leva em média entre 7 e 8 anos”, explica o médico.

 

Existe também a questão do julgamento das pessoas ao apontar para a dor da mulher e tratar como ‘frescura’ ou mesmo dizer que é ‘normal ter cólica’, entre outras frases que desmotivam essas mulheres. Por isso, a importância da avaliação de um especialista, que terá um olhar atento para o diagnóstico da doença.

 

Se notar os sintomas descritos ou qualquer outra queixa que comprometa o seu trabalho e a sua qualidade de vida, busque ajuda médica e cerque-se de opiniões positivas e apoio, incluindo dos seus gestores.

 

Isso tudo fará diferença para realizar um tratamento de sucesso e seguir com sua rotina de exames e acompanhamento da sua saúde.

 

O que é endometriose?

O útero é revestido por um tipo de tecido que é afetado diretamente pelos hormônios, engrossando sua espessura  e sendo expelido do corpo conforme o ciclo menstrual da mulher, e é chamado de endométrio. O endométrio é o que permite, por exemplo, que o óvulo se instale ali para que possa ser fecundado pelo espermatozoide, gerando uma gravidez.

 

Quando esse tecido cresce fora do útero, em lugares da cavidade abdominal, como os ovários, a bexiga e por fora do útero, a paciente é diagnosticada com endometriose.

 

A paciente pode, inclusive, ter endometriose intestinal, que acontece quando parte do tecido do útero cresce no reto e no intestino grosso.

 

Normalmente, ao final do ciclo menstrual, o endométrio costuma ser expelido do corpo, por meio da menstruação. Quando há endometriose, ou seja, a presença de endométrio em outros pontos do corpo, isso não acontece, gerando dores intensas.

 

A endometriose é uma condição que pode ser muito dolorosa, causando sérias dificuldades na vida da mulher afetada. De modo geral, essa condição é diagnosticada após os 20 anos de idade, mas o tecido uterino pode crescer fora do local correto antes mesmo que a menina tenha sua primeira menstruação.

 

A endometriose profunda acontece não só quando o tecido do endométrio está presente em outros órgãos, mas também quando ele está fixado de uma forma profunda naquela determinada parte do corpo, chegando a crescer e a se fixar em um determinado órgão a uma profundidade maior do que 5 milímetros, causando danos profundos em pontos como bexiga, reto, ovários e trompas.

 

 

Quais os sintomas de endometriose?

 

Além das cólicas muito fortes, que chegam a impedir que a mulher realize suas atividades cotidianas e das fortes dores abdominais, outros sintomas de endometriose incluem:

 

– sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação;

– sangramento menstrual intenso e irregular;

– dor intensa em relações sexuais;

– dor pré-menstrual, chegando a acontecer uma ou duas semanas antes da menstruação acontecer de fato e acometendo o abdômen;

– fadiga e cansaço;

– infertilidade ou dificuldade maior para engravidar; e

– diarreia.

 

 

Como é o tratamento de endometriose?


A endometriose não tem cura. Essa é uma condição crônica, que dura por toda a vida e costuma somente parar de demonstrar seus sintomas depois da menopausa, quando há um declínio nos hormônios que lidam diretamente com o endométrio.

 

De qualquer forma, não é normal que uma mulher sinta fortes cólicas e ela deve procurar um médico para que ele possa oferecer um diagnóstico de acordo com os sintomas que ela descreve, que pode ou não ser endometriose.

 

Dependendo da gravidade dos sintomas, mulheres em idade fértil devem considerar o uso do anticoncepcional como forma de suspender a menstruação e evitar as dores da endometriose. No entanto, é preciso avaliar com cuidado todos os efeitos colaterais causados pelo uso desse tipo de medicação.

 

Nos casos de endometriose profunda, é recomendado que a mulher passe por procedimentos cirúrgicos que realizam uma raspagem do endométrio que foi parar em órgão diversos, em especial se os sintomas estejam impedindo a mulher de seguir com suas atividades diárias e causando uma dor e sintomas extremos, além de um comprometimento no órgão afetado pela endometriose profunda.

 

Certos casos de endometriose podem envolver uma histerectomia, que é a remoção por completo do útero e de seus acessórios, em especial em mulheres que já tiveram filhos.

 

 

 

* Com informações da Rede D’Or São Luiz  e Dr. Marcos Tcherniakovsky – Ginecologista e Obstetra - Especialista em Endometriose

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: