Selected a language:

Conheça tudo sobre os Orixás, Preces e Orações, dias de devoção, cores e saudação: Saiba também seus poderes e a relação com os santos católicos

É de origem iorubá Òrìsà, abrasileirado para Orixás, o nome das divindades da religião iorubá representados pela natureza. Foram enviados por Olodumare para a criação do mundo e após isso, ensinar e auxiliar a humanidade a viver no planeta. Quase todos encarnaram como humanos e tiveram vida terrena, mas já existiam anteriormente no Orum, e outros eram humanos que se tornaram orixás pelos seu feitos extraordinários e sabedoria durante a vida, ou porquê teriam nascido com poderes sobrenaturais e podiam controlar a natureza, como: raios, chuva.

Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, com à imposição do catolicismo aos negros, os orixás foram associados santos católicos, para manterem os orixás vivos e não perder seu direito ao culto.

Muitos dos santos católicos têm representações dentro de religiões de matrizes africanas, graças ao período da escravidão no Brasil, onde os negros não podiam cultuar sua religião de berço. 

 

Os Orixás, seus dias da semana, Prece e Oração, cores e saudações de fé

1 - Exu, o Mensageiro dos Orixás, é o primeiro dos Orixás. Segunda feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o vermelho e o preto. A sua saudação é Laroyê Exu.

Prece e Oração a Exu

Laroiê Exu. Exu é Mojubá! Salve o Senhor das Encruzilhadas, dos encontros e desencontros. Princípio negativo do Universo. Exu que está na terra, no fogo, no ar e na água. O que detêm o poder da transformação. Eu te saúdo: Laroiê, faz-me Exu, viver bem, dai-me a vitalidade a alegria e a vitória sobre aqueles que não me querem bem. Axé da vida meu compadre, abre meus caminhos e me conduz a vitória. LAROIÊ EXU. EXU É MOJUBÁ!

 

2 - Ogum, o orixá da guerra, também é ferreiro, é o segundo dos Orixás. Terça-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o azul e o verde. A sua saudação é Ogunhê.

Prece e Oração a Ogum

Orixá, protetor, Deus das lutas por um ideal.  Abençoai-me, dai-me forças, fé e esperança.  Senhor Ogum, Deus das guerras e das demandas, livrai-me dos empecilhos e dos meus inimigos.  Abençoai-me neste instante e sempre para que as forças do mal não me atinjam.  Ogum Iê, Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos.  Patacori... Ogum Iê... Ogum meu Pai, vencedor de demandas... Ogum Saravá Ogum... E que assim seja!

 

3 - Oxóssi, o Rei das Matas e Orixá da Caça, é o terceiro dos Orixás. Quinta-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores também são o azul e o verde. A sua saudação é Okê arô. 

 Prece e Oração a Oxóssi

Okê... Okê Cavaleiro de Aruanda! Okê... Rei dos Caboclos e das Matas!  Senhor Oxóssi, que as suas matas possas estar repletas de Paz, Harmonia e Bem-Aventurança.  Meu Pai Oxóssi, Rei dos Caçadores, não permita que eu me torne uma presa dos malefícios nem dos meus inimigos. Okê, Okê, meu Pai Oxóssi! Rei das Matas de Aruanda.  Okê Arô!

 

4 - Omulú ou Obaluaiê, Orixá da Medicina, é o quarto dos Orixás. Segunda-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são palha e o marrom. A sua saudação é Atotô.

 Prece e Oração a Obaluaiê-Omulu

Dominador das epidemias.  De todas as doenças e da peste.  Omulu, Senhor da Terra.  Obaluaiê, meu Pai Eterno.  Dai-nos saúde para a nossa mente, dai-nos saúde para nosso corpo.  Reforçai e revigorai nossos espíritos para que possamos enfrentar todos os males e infortúnios da matéria.  Atotô meu Obaluaiê! Atotô meu Velho Pai! Atotô Rei da Terra! Atotô Babá!

 

5 - Nanã Buruquê ou Nanã Buruku, Primeira Esposa de Oxalá, Deusa da Morte e a mais velha dos orixás, é a quinta dos Orixás. Domingo é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o roxo e o lilás. A sua saudação é Saluba Nanã.

Prece e Oração à Nanã Buruquê

Mãe protetora de todos nós.  Senhora das águas opulentas.  Deusa das chuvas benévolas.  Deixa cair sobre nós a chuva divina da tua bondade fecunda e infinita.  Salubá Nanã Buruquê! Purifica com tuas forças nossa atmosfera para que possamos ser envolvidos pelos teus olhos maravilhosos.  Salubá Nanã Buruquê! Salubá!

 

6 - Oxumaré ou Bessen, cujas representações são o arco-íris e a cobra, é o Orixá da Riqueza e o sexto dos Orixás. Terça-feira é o seu dia de celebração e devoção. Sus cores são o amarelo e o verde. A sua saudação é Arroboboi Oxumarê.

Prece e Oração à Oxumaré

 Que a névoa que existe hoje em meus passos seja límpida no amanhã. Rinrô Ewá! Que eu encontre o pote de ouro no final do arco-íris. Arroboboi Oxumaré! Que Ewá e Oxumaré tragam amor e a riqueza em minha caminhada na terra. Arroboboi Oxumaré! Rinrô Ewá!

 

7 - Logunedé, é o Caçador, filho de Oxum e Oxóssi, é o sétimo dos Orixás. Quinta-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o amarelo e o azul. A sua saudação é Loci Loci Logun.

Prece e Oração à Logunedé

Boa noite. Boa noite. Menino deus, Logunedé, senhor das brincadeiras e das alegrias constantes. Menino deus das bênçãos da vida e da terra cintilante. Menino deus do abebé e do ifá que sua atenção caia sobre mim. Menino deus do ouro das pedras de arco-íris. Menino deus do arco e da flecha que aponta o destino

Menino deus da prosperidade. Menino rei da bondade. Menino deus guarda os meus passos. Menino deus me acolha em seus braços. Menino deus, senhor do mundo, senhor da esperança, guie os meus passos, sob seu manto amarelo e verde.

Saravá Logunedé!

 

8 - Iansã, a Senhora das Tempestades e dos Ventos, oitava dos Orixás. Quarta-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o vermelho e o marrom. A sua saudação é Epahey Oyá.

 Prece e Oração à Iansã

Oiá... Oiá... nossos passos.  Iansã, Deusa máxima do Cacurucaia... Bamburucena, Rainha, Mãe e Protetora.  Eparrei nossa mãe Divina.  Deusa divina dos ventos e das tempestades.  Deixa-nos sentir também a tua bonança.  Iansã dos relâmpagos, dá-nos uma faísca da tua graça divina.  Eparrei, Eparrei... Oiá!

 

9 - Xangô, o Senhor da Justiça, é o nono dos Orixás. Quarta-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o branco e o marrom. A sua saudação é Kao Kabiesilê.

 Prece e Oração a Xangô

Senhor de Oyó.  Pai justiceiro e dos incautos.  Protetor da fé e da harmonia.  Kaô Cabecile do Trovão.  Kaô Cabecile da Justiça.  Kaô Cabecile, meu Pai Xangô.  Morador no alto da pedreira.  Dono de nossos destinos.  Livrai-nos de todos os males.  De todos os inimigos visíveis e invisíveis.  Hoje e sempre, Kaô meu Pai.

 

10 - Oxum, Orixá da fertilidade, maternidade e do amor, é a décima dos Orixás. Sábado é o seu dia de celebração e devoção. Sua cor é o amarelo. A sua saudação é Ora yê yê ô.

 Prece e Oração à Oxum

Canto sereno que assobia, nos regatos lagos e cachoeiras.  Senhora faceira de beleza e ternura.  Protetora das crianças e de todos os que necessitam de tua graça.  Mamãe Oxum, Deusa formosa dos rios.  A Mãe das Águas Doces, acolhe-nos em teu seio, proporciona-nos paz e alegria.  Saravá Mamãe Oxum! Ora Iê Ie!

 

11 - Yemanjá ou Iemanjá, a nossa Deusa do mar e segunda esposa de Oxalá, é a décima-primeira dos Orixás. Sábado é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o branco e o prata. A sua saudação é Odò ìyá yê ô.

Prece e Oração à Iemanjá

Poderosa força das águas.  Inaê, Janaína, Sereia do Mar.  Saravá minha Mãe Iemanjá!  Leva para as profundezas do teu mar sagrado.  Odoiá... Todas as minhas desventuras e infortúnios.  Traz do teu mar todas as forças espirituais para alento de nossas necessidades.  Paz, esperança, Odofiabá... Saravá, minha Mãe Iemanjá! Odofiabá...

 

12 - Ossaim, orixá das plantas, é o décimo-segundo dos Orixás. Quinta-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o branco com listras vermelhas e o verde. A sua saudação é Ewê ô.

Prece e Oração à Ossaim

Ossaim, senhor da cura e do axé das folhas. Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos. Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas; Senhor das folhas! Que no outono as folhas protejam meus caminhos. Que na primavera as folhas enfeitem meu destino. Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada. Que no verão as folhas alegrem minha vida. Amém.

 

13 - Obá, orixá dos ventos e redemoinhos, é a décima-terceira dos Orixás. Quarta-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o coral e o rosa. A sua saudação é Obá Xiré Ya.

Prece e Oração a Obá

Obá, Senhora da Terra, Mistério da Concentração. Akirô Obá! Mãe Divina, dai-nos a Tua bênção! Ampara a nossa vida, Divina Mãe Obá! Abre o nosso entendimento.

Concentra o nosso pensamento na semeadura de boas obras. Revela-nos a Verdade sobre o que temos feito da essência Divina que mora em nosso peito. Revela-nos também a Verdade sobre o que os outros têm feito em relação a nós, para que não haja enganos em nossa caminhada. Abençoa o nosso mental, ajuda-nos a crescer.

Bendita sejas, Divina Mãe Obá! Salve a Mãe do Conhecimento! Salve o Teu Conhecimento, minha Mãe!

Akirô Obá-Yê!

 

14 - Irokô, orixá do Tempo, é o décimo-quarto dos Orixás. Terça-feira é o seu dia de celebração e devoção. Suas cores são o cinza e o branco. A sua saudação é Iroko y Só. Eeró.

Prece e Oração à Iroko

Evoco a força do Tempo, Irôko Issó! Eró! Irôko Kissilé Que a sua coroa cubra o meu destino e traga prosperidade! Poderoso orixá comandante das estações do ano e de minha vida Que eu seja seu filho abençoado pelas suas graças! Que a névoa que existe hoje em meus passos, Possa se dissipar amanhã! Com o poder do Tempo, Irôko Issó! Eró! Irôko Kissilé!!

 

15 - Oxalá, o maior e mais poderoso do panteão das divindades é o décimo-quinto dos Orixás. Sexta-feira é o seu dia de celebração e devoção. Sua cor é o branco, cor da Paz. A sua saudação é Èpa bàbà.

Prece e Oração a Oxalá

Nosso Pai Bondoso e Misericordioso.  Babá Okê, cacubeká... Meu Pai das Colinas, olhai por nós.  Assim como criastes todos os Orixás, Oxalá-Lufã, Oxalá-Guiã, Deus eterno e criador do Universo Celeste.  Dai-nos a vossa bênção.  Ó Divino Mestre, deixai-nos apoiar em vosso cajado de esperança.  Alá, Babá, Orun... Alá, Orixá... Para que vosso Manto Sagrado possa proteger-nos com vossas bênçãos e benevolências.  Orixá Babá... Olorun Ifé... Exê Eú pá Babá... Axé Babá!

 

Veja abaixo a relação dos Orixás com os santos católicos:

 

Exu - Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio

Oxalá - Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim

Ogum - São Jorge

Oxóssi - São Sebastião ou Santo Antônio

Xangô - São Pedro ou São Jerônimo

Omolú - São Lázaro ou São Roque

Logun Edé - Santo Expedito

Oxum - Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição

Iemanjá - Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória.

Iansã - Santa Bárbara

Nanã Buruquê - Nossa Senhora Sant’Ana

Ibeji - Cosme e Damião

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: