Selected a language:

Quarentena: Vantagens e desvantagens do Home Office

Por Mariza Baumbach

Pedagoga e Analista Comportamental 

 

O Home Office é uma modalidade de trabalho que historicamente era muito comum. Antes, a maior parte dos ofícios eram exercidos em casa. Com a Revolução Industrial as pessoas iniciaram um processo de sair de suas residências para ir ao trabalho. E com isto foi criada uma nova cultura na sociedade.

 

Criado nos EUA após a ampliação do uso de computadores e a internet, o Home Office na atual conjuntura é essencial. No Brasil, inicia-se em 1997 e só em 2017 passa a ser regulamentado na CLT como Teletrabalho. Importante percebermos, no contexto histórico, como, para nós brasileiros, o teletrabalho é algo absolutamente recente e que vai ter toda visão alterada devido à pandemia do Covid-19. Não estávamos preparados para começar a trabalhar em casa e administrar tudo ao mesmo tempo. Precisamos parar por alguns instantes e começar a listar as vantagens disso e principalmente como lidar com as desvantagens. Vamos fazer esta abordagem olhando principalmente para este momento específico onde nos encontramos em distanciamento social.

 

A permanência em casa tem sido uma orientação dos governantes, salvo para funções específicas. Então as empresas começaram a identificar que alguns trabalhos poderiam ser realizados remotamente pelos seus colaboradores. Assim o trabalho estaria evoluindo e as perdas seriam menores. A ampliação da internet, o uso de notebooks e smartphones têm contribuído para que esta modalidade tenha um bom êxito. Ao mesmo tempo em que estão em casa, os colaboradores além de não estarem em contato nas empresas, também não estão utilizando o transporte público o que permite uma menor possibilidade de contaminação. Trabalhar de casa também apresenta como vantagem a questão de ganho de tempo. Não há necessidade de deslocamento, o tempo perdido nos trajetos pode ser utilizado para estar mais tempo com os familiares e/ou realizando algo que normalmente não haveria tempo para ser feito.

 

Mas apesar destas e outras vantagens, algumas questões são difíceis de lidar, porque ainda não absorvemos bem esta modalidade. Um exemplo disto está na questão de hoje termos praticamente todos os membros da família em casa. Há uma movimentação maior, possivelmente barulho, além de muitos possuírem filhos pequenos que estão “presos” em casa e com muita energia. Estas questões por si só já causam um estresse, além de tirar o foco e a concentração, que pode ser intensificada com a falta de domínio sobre o uso das redes sociais ou utilização de muitos aplicativos para “tentar” organizar o trabalho. Além disto, podemos somar que muitas pessoas ainda não possuem uma intimidade suficiente com as ferramentas do mundo on-line.

 

Já percebemos que demos um salto em como nos relacionamos com o trabalho. Precisamos estar atentos ao que não nos facilita e criar estratégias para superar esta dificuldade. Organizar uma rotina em conjunto com toda a família, para estabelecer os horários de maior tranquilidade para estar em atividade, aprender a utilizar somente as ferramentas necessárias, deixando as redes sociais para momentos de pausa. Saber que o trabalho tem horário de início e também de finalização. Não é porque esta trabalhando remotamente que deve ficar todo o tempo conectado as atividades laborais. Utilizar a técnica pomodoro para criar momentos de pausa, sem quebrar a produtividade. Negociar se tornou a palavra chave em busca do equilíbrio com os membros da família para uma rotina assertiva. Estas são algumas sugestões para a melhor adaptação ao Home Office

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: