Selected a language:

Pandemia: Dicas para se adaptar à nova realidade no trabalho

*Dilza Taranto

Pandemia: Como o trabalhador deve se adaptar à nova realidade

 

Nestes tempos de tantas incertezas, uma coisa podemos afirmar: quem souber tirar as lições corretas desse período sairá dessa crise muito melhor do que como entrou.

 

Vamos precisar arrumar formas criativas para nos reinventarmos. O jeito como trabalhávamos antes não dará mais conta para o mundo dos negócios pós-pandemia. Otimização de custos, processos e atividades serão imprescindíveis ao profissional, seja ele autônomo, informal, empresário ou funcionário.

 

Sem medo de errar muito, posso garantir que as competências mais exigidas estarão relacionadas à empatia, resiliência, administração, liderança pessoal, superação, produtividade e comunicação.

 

 Seguem dicas para o trabalhador se adaptar à nova realidade:

 

1)    Exercite o autoconhecimento, criando mecanismos para fortalecer seus pontos fortes, suas qualidades e melhorar seus pontos fracos, seus defeitos;

 

 2)    Aproveite o isolamento para seu autodesenvolvimento. Procure cursos online ligados à inteligência emocional, comunicação e gestão de empresas. Para qualquer alternativa profissional você precisará desses conhecimentos e habilidades;

 

3)    Cuide do seu tempo com preciosismo, pois é muito fácil ceder às distrações, procrastinando e priorizando tarefas de menor importância. Use a técnica "Pomodoro", com 5 minutos de descanso para cada 25 minutos trabalhados;

 

4)    Estabeleça suas "entregas" diárias, os resultados esperados para o dia;

 

5)    Classifique as atividades profissionais em "importantes" - têm prazo, dão prazer e geram resultados positivos; "urgentes" - atividades importantes que não foram feitas no prazo e precisam ser feitas imediatamente; ou "circunstanciais" - tarefas realizadas contra a nossa vontade e aceitamos por não sabermos dizer "não", não trazem resultado algum e geram frustração. A tríade ideal é investir 70% do tempo nas atividades importantes, 20% nas atividades urgentes e 10% nas circunstanciais.

 

Se precisar, recomece em qualquer aspecto da sua vida. Sugiro a seguinte reflexão: se precisasse recomeçar do zero hoje em uma determinada área teria forças, coragem e disposição? Os recomeços são importantes para a autoconfiança, o autoconceito e a autoestima. Provar para si mesma(o) que é capaz e que está determinada(o) é algo espetacular de experimentar.

 

*Dilza Taranto é consultora de Recursos Humanos especialista em gestão de pessoas e liderança, mestre em Sistema de Gestão Integrada pela Universidade Federal Fluminense – UFF, possui MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ e tem 35 anos de experiência na área de RH, dos quais 20 atuou como Gestora de Recursos Humanos nos diversos segmentos da Petrobras. 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: