Selected a language:

Respiração: Aprenda quatro técnicas para viver melhor, aumentar a capacidade pulmonar, combater a ansiedade e a insônia

Respirar corretamente pode melhorar a sua saúde

Fisioterapeuta dá 4 dicas de técnicas e exercícios de respiração que aumentam a capacidade pulmonar, combatem a ansiedade e a insônia

Apesar da respiração ser um processo natural do nosso corpo, muitas pessoas não conseguem respirar bem. “Isso se deve a pouca consciência do processo, a problemas psicológicos, como depressão e ansiedade e ao envelhecimento”, afirma a fisioterapeuta Fernanda Giannella. Acompanhe abaixo algumas dicas simples de exercícios respiratórios:

- Exercícios diafragmático: Indicado para qualquer idade. Para realizá-lo, deve sentar em uma posição confortável, fechar os olhos, colocar a mão sobre a barriga e concentrar-se na respiração. Inspirar pelo nariz e procurar movimentar o abdômen e não o tórax. Segurar o ar por dois segundos e em seguida expirar lentamente pela boca.

- Inspiração fracionada: Exercício que aumenta o volume de ar que entra no pulmão. Para realizá-la, inspire por 1 segundo, segure a respiração por 2 segundos e inspire mais uma vez, depois solte o ar de uma vez. Atenção, é contraindicado para quem tem problemas obstrutivos graves e indicado ser repetido por seis vezes.

- Técnicas de respiração abreviada: Ajudam a aumentar o volume de ar inspirado e a estimulam partes do pulmão que estejam subutilizadas. Para realizá-lo, basta fazer uma única inspiração profunda, soltar apenas um pouco do ar e depois inspirar mais um pouco. Faça essa combinação de expirar e inspirar por cerca de quatro vezes e, em seguida, expire completamente.

- Retenção: Eficiente para pessoas que sofrem de insônia e problemas de ansiedade. Para realizá-lo, deite de barriga para cima, solte todo o ar pela boca, prenda por 4 segundos e inspire pelo nariz até preencher completamente os pulmões. Recomenda-se repetir essa ação seis vezes.

 

Os exercícios respiratórios, realizados adequadamente, podem ser feitos por pessoas de todas as idades. Melhoram a qualidade de vida, capacidade pulmonar e combate a ansiedade e insônia. “No entanto, os idosos se beneficiam muito desses exercícios por apresentarem diminuição da capacidade pulmonar pelo processo do envelhecimento”, finaliza a fisioterapeuta.

 

Sobre o Viva em Equilíbrio

Nascido em 2006, com a união de duas amigas, Daniella Machado e Fernanda Giannella, o Viva em Equilíbrio- Fisioterapia e Pilates é um grande centro de especialidades focado em atuar diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas, localizado no bairro de Moema, São Paulo.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: