Selected a language:

Problemas Renais: Dicas de médico para evitar crises

Saúde: Problemas Renais têm maior incidência no Verão

 

Os cálculos ou pedras das vias urinárias acometem cerca de 15 % da população mundial. Ocorrem mais comumente em países quentes, como o Brasil, e com a chegada do verão o número de visitas em unidades de pronto atendimento aumenta em cerca de 20-30%. A falta de hidratação adequada é um fator complicador. 

 

Formados nos rins , os cálculos renais são formações sólidas de sais minerais e outras substâncias que se cristalizam. Também chamados de litíase urinária, nefrolitíase ou urolitíase. Vários são os fatores envolvidos na formação de cálculos urinários. Predisposição genética e influências ambientais, como o calor excessivo, são levadas em consideração. 

As alterações metabólicas, como a excreção excessiva de cálcio, ácido úrico e oxalato, ou reduzida de citrato e magnésio na urina, são responsáveis pela da formação dos cálculos urinários. 

infecção urinária também está relacionada com a formação de alguns tipos de cálculos urinários. 

Alguns medicamentos, como, indinavir e topiramato, aumentam as chances de formação de cálculos urinários.

No Geral , causam dor quando saem do rim e descem na direção da bexiga , por um órgão estreito e longo chamado ureter. Lá, mesmo que milimétricos , os cálculos podem obstruir o rim, impedindo a passagem da urina, causando dilatação do sistema urinario, originando a crise de dor.

Em crise, as pessoas podem apresentar sangue na urina e dor lombar muito forte, a chamada cólica renal. Outros sintomas comuns sao dor na uretra ou aumento no número de micções , além de  náuseas, vômitos, dor abdominal, anorexia e mal estar , por vezes , acompanhado de febre (Fator de pior gravidade)

Beber água em abundância , diminuir a quantidade de sal e proteína da dieta são as grandes ações preventivas.

Pra quem já teve um episódio de cólica renal, a chance de ter novamente nos próximos 10 anos é de 50%!!

- O principal procedimento hoje são as cirurgias em cálculos renais são feitas com Laser, minimamente invasiva, feita através da uretra, sem cortes e com muita redução de dor. 

 

FONTE: Dr. Flávio Ordones

Urologia, EndoUrologia e Robótica

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: