Selected a language:

Meditação transforma: Os detalhes que ajudam no equilíbrio

A meditação nos leva a observar o detalhe no todo

* Sandra Rosenfeld

 

Tenho notado, de forma frequente, que observo detalhes que passam despercebidos para a maioria das pessoas. Esse olhar apurado é sem esforço, muito natural. Coisa que não acontecia antes da meditação. E que está cada vez mais presente no meu dia a dia. O que me leva a crer que está vinculado à capacidade de foco e de vivermos o momento presente que, como comprovado por pesquisas, adquirimos com a prática da meditação.

 

Já pratico meditação há mais de vinte anos e ela ainda me surpreende. Sim, a meditação me surpreende, de forma muito positiva, com acontecimentos inesperados, como reações ou não reações, maneira de enfrentar determinadas situações, de me manter centrada em ocasiões que outras pessoas ao meu redor se perdem, de escolher onde coloco minha energia e meu pensamento.

 

Mas, de volta ao título deste artigo. Qual a relevância de observar detalhes no todo? Às vezes, nenhuma. Apenas uma satisfação interna de perceber um olhar tão presente. Mas, outras vezes, faz muita diferença na nossa vida e na vida de outras pessoas.

 

Se observo os detalhes, posso perceber um olhar que contradiz palavras ou que pede algo mesmo no silêncio, posso perceber uma respiração mais afobada, que demonstra ansiedade e medo, ou uma respiração suspensa, que demonstra apreensão ou surpresa, posso perceber uma particularidade no gesto e até sentir a energia emanada pela outra pessoa como quase uma coisa material, palpável.

 

Isso, para minha profissão como instrutora de meditação e coach, é essencial e ajuda-me demais a ajudar o outro. Porém qualquer pessoa, em qualquer profissão ou momento da vida, que tiver apurada essa capacidade de observar os detalhes, vai poder ter um relacionamento muito melhor consigo mesma e, consequentemente, com o outro.

 

É claro que toda moeda tem dois lados, nem tudo que observamos deve ser falado, apontado… Muitas vezes, o silêncio, o demonstrar que nada observou também é fundamental para manter um bom relacionamento, seja pessoal ou profissional. E essa é uma linha tênue que não deve ser ultrapassada. Assim, mais uma vez, a meditação vem como ferramenta poderosa porque com a prática podemos fazer escolhas, inclusive de comportamento.

 

Posso dizer, sem sombra de dúvida, que a meditação é transformadora na vida de todos que a priorizam praticando com disciplina e determinação. Vinte minutinhos ao menos uma vez ao dia. É muito? Então dez minutos. O que são dez, vinte minutos que podem mudar a sua vida para muito melhor?

 

*Sandra Rosenfeld

 Escritora, Palestrante, Instrutora de Meditação, Personal&Executive Coach.

Autora dos livros “Durma bem e acorde para a vida” e O que é meditação”, ed. Nova Era/Record.

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: