Não buscar novas habilidades e reclamar da empresa são fatores que podem levar a perda do emprego
O cenário econômico brasileiro não é dos mais animadores. Segundo o último censo do IBGE, o desemprego já chegou aos 11,3%, alcançando mais de 11 milhões de pessoas em todo o país. Diante disso, é fundamental para quem já está empregado ficar atento aos detalhes que podem levar a uma demissão. Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos, comenta algumas atitudes que influenciam negativamente a forma como o profissional é visto dentro da empresa.
CHEGAR ATRASADO: claro que existem os imprevistos e, se você se chegar tarde ao trabalho algumas vezes, isso não será um empecilho no seu caminho, mas quando se torna uma rotina, prepare-se para um feedback negativo. “Quando ocorrer alguma eventualidade, informe o seu chefe. Às vezes, não é o atraso que o irrita, mas sim a sua falta de comprometimento”, afirma Maynard.
MAU RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS: ´Equipe unida jamais será vencida´, já diz o ditado. Os gestores buscam funcionários que sejam flexíveis e consigam se relacionar bem com as pessoas. “Tente não se envolver em intrigas, seja positivo e ajude os colegas sempre que possível. Esse tipo de comportamento é extremamente bem visto e pode levar a uma futura promoção”, comenta o diretor.
FALTA DE QUALIDADE NAS ENTREGAS: É muito comum ver a queda de rendimento de alguns colaboradores quando já não estão satisfeitos com a posição em que atuam. Este sentimento impacta diretamente na qualidade de entrega do serviço. “Quando estamos à frente de um projeto é necessário ter dedicação total. Quando é feito de qualquer maneira, o prejudicado será apenas você mesmo. O produto final é o espelho do seu empenho e, se você não se entrega completamente, pode se preparar para entregar currículos”, comenta.
COMETER SEMPRE OS MESMOS ERROS: uma das competências mais importantes para qualquer profissional é saber aprender com o que deu errado. “Se você receber uma bronca, não leve para o lado pessoal. O superior tem a missão de te orientar quando perceber que você não está indo bem em determinada tarefa. Mostre que o escutou e tente melhorar a habilidade. “Saiba ouvir e não repita os mesmos erros que te fizeram ganhar um sermão”, comenta Maynard.
RECLAMAR DA EMPRESA: Falar mal do local onde trabalha é um hábito comum, porém prejudicial. Não cometa este erro. Reclamar frequentemente do salário, do chefe, ou do cargo em que atua e sempre enxergar as coisas de forma negativa será prejudicial para a sua carreira. “As notícias ruins são as primeiras a chegar e essa insatisfação pode alcançar a chefia. Se você quer ser demitido, este é um “bom” caminho”, relata.
ESTAGNAR: não é porque você já conquistou uma boa colocação profissional que vai relaxar de vez. Desenvolver novas competências é imprescindível para se destacar. Com o mercado concorrido, é importante buscar qualificação mesmo já estando empregado. “A busca por qualificação deve ser constante. Dominar as novas linguagens tecnológicas e ter na ponta da língua outro idioma é essencial para um plano de carreira. Quando você amplia o currículo, a empresa reconhece a sua dedicação e ela, certamente, será recompensada”, finaliza Maynard.
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