Selected a language:

Velha era a sua avó!: Você usa a idade contra ou a seu favor?

*Sandra Rosenfeld

 

Envelhecer é um fato. Mas o peso da idade no envelhecimento é totalmente discutível. 

 

Há pessoas que vão mudando de comportamento conforme os aniversários. Algumas mudam para melhor, libertando-se de pensamentos e comportamentos restritivos. Outras vão criando impedimentos que só existem na própria cabeça.

 

Outro dia estava lendo sobre uma menina americana que, aos 15 anos, já tinha sua própria empresa nos USA e já estava rica. Porém precisava contratar uma CEO - Chief Executive Officer (Diretor Executivo) porque precisava de tempo para prosseguir seus estudos. Quando a entrevistada chegou, ficou espantada com a menina à sua frente e questionou sobre a sua pouca idade, ao que ela respondeu que idade é apenas um número.

 

Concordo plenamente. A idade importa muito pouco, o que faz a diferença é como usamos nosso tempo de vida. Sim, temos prazo de validade e este vai esgotar independente do que a gente faça. Então, que façamos o melhor por nós.

Há pessoas velhas aos quarenta; e outras jovens aos oitenta. E isso nada tem que ver com o corpo, mas muito com o espírito, mais precisamente o estado de espírito.

 

A velhice não acontece de uma hora para outra. Não dormimos jovens e acordamos velhos. Temos tempo para envelhecer. E isso é maravilhoso, desde que tenhamos consciência disso. 

 

Precisamos projetar a nossa velhice da mesma forma que projetamos nossa vida profissional, casar, ter filhos, etc.  

Como assim, projetar nossa velhice? Alguns podem estar questionando.  Está falando de guardar dinheiro, ter uma reserva? Estou falando muito mais do que isso. 

 

Estou me referindo a viver a vida em sua plenitude. Construímos nosso futuro no hoje e não com palavras, mas com atitudes. Hoje é o futuro do ontem. Não podemos esquecer disso. Ao querermos uma velhice feliz, precisamos construir essa felicidade agora. 

 

É comum ouvir que as pessoas se tornam seres humanos melhores ao envelhecer. Mas isso não é regra, e o que vemos, com frequência, é aquela pessoa que passou a vida criticando, reclamando, insatisfeita, ranzinza, cheia de preconceitos e limites autoimpostos, piorar e muito com a idade.

Então, se você quer usar a idade a seu favor, comece agora, já! 

 

*Sandra Rosenfeld

Escritora e Palestrante.  Instrutora de Meditação e Executive & Personal Coach.

Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era / Record. 

 

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: