Selected a language:

Cuidados com a maquiagem nos olhos: Oftalmologista alerta sobreos riscos do mau uso de maquiagem

Os cuidados com o uso, qualidade e a procedência da maquiagem são indispensáveis para que os olhos não sejam prejudicados. “Grande parte das alergias, contaminações da córnea e conjuntiva acontece por causa de maquiagens vencidas e compartilhamento com as amigas”, alerta Rachel Gomes, oftalmologistado H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista.

 

Uma dica para manter a saúde dos olhos entremulheres que têm o hábito de se maquiar é fazer a remoção cuidadosa todanoite. “Mesmo cansada, não é recomendável dormir maquiadapara evitar o risco de que o cosmético irrite os olhos”, relata a médica.

 

Independente do tipo de produto aplicado na remoção, os movimentos devem ser feitos sempre em direção ao nariz. Isso porque movimentos no sentido contrário podem abrir a pálpebra inferior do globoocular, facilitando a penetração de impurezasnos olhos.

 

Outra recomendação é colocar as lentes de contato somente após terminar a maquiagem para diminuir os riscos decontaminação. Além disso, o produto não deve ser usado na parte interna dos olhos, e sim, dos cílios para fora. Ao final, é importante lavar pincéis e esponjas. Se houver irritação ou coceira na área dos olhos, é recomendável suspender ouso e procurar um oftalmologista.

 

Os cosméticos e pincéis não devem sercompartilhados entre diferentes pessoas. “Há doenças contagiosas da superfície ocular e pálpebras que podem ser transmitidas dessa forma. Se possível, quando for a um salão, leve os seus pincéis e lápis”, recomenda a Dra. Rachel.

 

Os problemas mais comuns decorrentes do mau uso de cosméticos são olho seco, alergia, inflamação, irritação e contaminação da conjuntiva ou córnea. Visão embaçada, vermelhidão, coceira, sensação de areianos olhos, lacrimejamento, fotofobia, inchaço das pálpebras e secreção são os sinais de alerta queindicam a necessidade de consulta imediata.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: