Selected a language:

O papel de cada elemento: Aprenda a usar seus poderes!

 A astrologia trabalha com a divisão dos signos em 4 elementos: fogo, terra, água e ar. A cada um deles correlaciona-se um processo de consciência, uma função psíquica.

 

Ao FOGO corresponde a INTUIÇÃO. Conceitos como futuro, possibilidades, dinamismo, energia, ação fazem parte do universo dos signos regidos por este elemento: ÁRIES, LEÃO, SAGITÁRIO.

O fogo possui um forte referencial interno, dando a impressão de egoísmo, porque o fogo vive de acordo com seus próprios princípios e é fiel às suas próprias idéias, na medida em que lhe conferem novas perspectivas e possibilidades. Energia e espontaneidade, entusiasmo, paixão e criatividade é o que realmente conta na vida de uma pessoa regida pelo fogo. O importante é SER (“arder”), mais que sentir, fazer ou saber.

O excesso do elemento fogo no mapa pode gerar: orgulho, arrogância, autoritarismo, impaciência, impulsividade, imediatismo, egoísmo, excessiva auto-confiança.

A falta do fogo gera uma diminuição no nível de ação e entusiasmo perante a vida. A pessoa necessitará ser estimulada para agir, pois tende a faltar-lhe iniciativa, otimismo e alegria. Pode haver também medo de desafios. Pense no fogo e nas qualidades que ele emana: calor, energia, paixão...

ÁRIES é o fogo inicial, a faísca da vida que incendeia o que estiver ao redor, entusiasmo, impulso.

LEÃO é o fogo no auge de seu poder: força, autoridade.

SAGITÁRIO é o fogo dominado, utilizado: o conhecimento, a expansão de horizontes.

 

 

Ao elemento TERRA corresponde a SENSAÇÃO, ou seja, o que pode ser captado através dos sentidos. A idéia central é perceber o que está visível (conhece e acredita naquilo que vê!), desfrutar dos prazeres que o mundo físico proporciona. Realidade, o lado concreto e prático da vida, a busca de estabilidade e segurança, a determinação, a paciência, a produtividade, a eficiência e o senso de forma e proporção são características deste elemento. O modo da terra se expressar é estável e constante. Pertencem a esse elemento os signos de TOURO, VIRGEM e CAPRICÓRNIO.

O excesso de terra num mapa sinaliza uma grande preocupação com as coisas materiais e concretas, dificuldade de mudar, inflexibilidade, utilitarismo, dificuldade de lidar com pensamentos abstratos, conceitos e teorias, pois tudo tem uma conotação muito concreta. Pode gerar também excesso de rotina, possessividade, teimosia, avareza ou obsessão pelo trabalho.

A falta de terra provoca dificuldade em lidar com o mundo material e concreto. A pessoa pode ser muito sonhadora mas pouco prática. A falta desse elemento pode ocasionar problemas para alcançar estabilidade, pois falta o “pé no chão”. Pode haver dificuldade de prover as necessidades físicas e de sobrevivência. Pense na terra: sólida, firme, consistente, a base. É a energia mais densa de todas, a mais suscetível à força da gravidade, a mais próxima do nutriente básico da vida material ( o chão).

TOURO é a fase de crescimento individual, de absorver e acumular, fazer crescer.

É a terra fértil, receptiva: estabilidade, sensualidade.

VIRGEM é a terra ceifada, utilizada: estruturação, seleção e aperfeiçoamento.

CAPRICÓRNIO é a terra despojada, mas contendo o germe da vida: reflexão, paciência, construção, organização, crescimento social.

 

 

Ao elemento AR corresponde a função do PENSAMENTO. A ênfase reside em teorias e idéias, na relação entre os fatos, na capacidade de abstrair, de comunicar e de se relacionar mentalmente com algo ou alguém. A consciência do AR está direcionada para uma abordagem e assimilação mais lógica e objetiva de acontecimentos observados ou vivenciados. O ar é relacionamento, entre os seres e as experiências, o que caracteriza o pensamento. A intimidade excessiva restringe o ar, “sufoca”, pois quer conhecer tudo.

GÊMEOS, LIBRA e AQUÁRIO, os signos regidos por esse elemento examinam o seu comportamento e dos que os cercam, buscando a compreensão mental.

GÊMEOS: um vento “leve”sem direção definida - os primeiros contatos, o relacionamento com o meio mais próximo.

LIBRA: um vento “dirigido” - os contatos escolhidos, as relações sociais.

AQUÁRIO: o ar dos cumes - idealismo, progresso, a relação global (além fronteiras)

Pense no ar: se espalha, está presente em toda parte, é o mais leve dos elementos, liga as coisas da terra (todos os seres respiram o mesmo ar, que está em constante movimento sobre a terra ...)

O excesso de ar gera alguém “fora do ar”, isto é, excessivamente abstrato e pouco prático. Pode haver dificuldade de lidar com sentimentos, pois a concentração está no lado racional da vida. Outras características são: sistema nervoso frágil, facilmente abalável, ansiedade na comunicação, possíveis tiques nervosos.

A falta de ar pode gerar : irreflexão, dificuldade em se entender e relacionar c/ os outros, dificuldade em se ajustar a pessoas e coisas novas ou diferentes, pode haver problemas de articulação, comunicação e expressão verbal.

 

 

Ao elemento ÁGUA corresponde a função do SENTIMENTO.

A água percebe as coisas via emocional. O importante é o sentimento despertado por uma pessoa, objeto ou situação. É a subjetividade, o instinto, a intimidade, a imaginação, o sonho, a mediunidade, a profundidade. O elemento água é dotado de grande sensibilidade e poder psíquico, pois sua linguagem é a do coração, o que gera envolvimento profundo com as vivências emocionais.Apesar de necessitar de relacionamento, o medo pode levar os nativos deste elemento à reserva e solidão (tudo é vivido interiormente). A água necessita de estímulo do exterior. Através do contato emocional com o mundo sente coisas que muitas vezes não podem ser explicadas.

Os signos que pertencem a esse elemento são CÂNCER, ESCORPIÃO e PEIXES.

CÂNCER é a água primordial das fontes que protege a prole (instinto de proteger o que é frágil): sensibilidade, imaginação.

ESCORPIÃO é a água dos pântanos, a água que “dorme”: mistério, transformação, magnetismo.

PEIXES é a água dos oceanos, nos quais todos os rios vêm fundir-se: osmose, empatia.

Pense na água: é moldável, não tem forma definida, flui, jorra, remete-nos à algo interior ...

O excesso de água gera sensibilidade exagerada, suscetibilidade psíquica e emocional, emoções à flor da pele, carências, medos, apreensões, inseguranças. Também uma intensa vida interior com fantasia, imaginação e criatividade, que no entanto, deve ser canalizada positivamente.

A falta de água pode ocasionar dificuldade em admitir e expressar sentimentos e emoções, desconfiança de intuições e da vida interior.

*Por Isabel Mueller 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: