Selected a language:

Acupuntura: O equilíbrio dos 5 elementos da natureza na Medicina Oriental

Juntamente com a teoria do Yin e do Yang, a teoria dos 5 elementos é um dos dois pilares da Medicina Chinesa. Comparativamente mais recente que a teoria do Yin e do Yang, a teoria dos 5 elementos foi primeiramente documentada na China no Periodo dos Estados Guerreiros ( 221 - 476 aC ) e coexistiu independentemente da teoria do Yin e do Yang, mas foi durante a dinastia Song ( 960 - 1279 dC ) que começou a fusão entre os dois sistemas e o sistema dos 5 elementos foi empregado para diagnóstico e tratamento de doenças pela primeira vez.

O sistema dos 5 elementos teve períodos de alta e baixa popularidade através da história da Medicina Chinesa e da própria cultura daquele país. No Huang Ti Nei Ching , o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, os 5 elementos eram um fator central, enquanto em outros textos clássicos o mesmo não ocorre.

A teoria do 5 elementos é um sistema filosófico aplicável não só à medicina , mas como também para todas as coisas. Tudo pode ser classificado de acordo com essa teoria.

Os 5 elementos podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias yin e yang. As imagens dos elementos Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal representam as forças naturais que juntas formam um ciclo dinâmico.

O primeiro dos 5 elementos,a Água, deve ser entendido como a energia Yin em uma fase condensada e relativamente estática,refletindo a dormência do período de Inverno e da Noite.Os órgãos que representam o elemento Água no corpo humano são os RINS E A BEXIGA.

O segundo elemento, a Madeira, é indicativo de uma fase acelerada, onde há a energia yang nascente ( e ascendente ),representada pela Primavera e pelo Amanhecer. Nesse estágio o elemento Madeira utiliza a força dormente do elemento Água para dar direção a essa energia. Os órgãos que representam o elemento Madeira no corpo humano são FÍGADO E VESÍCULA BILIAR.

O elemento Fogo simboliza a energia Yang no seu estágio mais radiante e expansivo. Essa fase é representada pelo Verão e
pelo meio-dia. O Fogo acolhe a urgência por movimento e envolvimento, proveniente do elemento Madeira e dá a isso a razão de
viver, a consciência e a auto-estima.

Os órgãos e funções que representam o elemento Fogo no corpo humano são CORAÇÃO, INTESTINO DELGADO,PERICÁRDIO(ou CIRCULAÇÃO e SEXUALIDADE ) e TRIPLO AQUECEDOR

O elemento Terra sucede ao Fogo e nesse estágio a energia yang começa a decair , dando lugar ao Yin descendente. O período de chuvas após o Verão é o que melhor reflete essa fase, juntamente com o cair da tarde.

O elemento Terra acolhe o ideal da razão de viver, inerente ao Elemento Fogo, e o torna real , harmonizando a consciência com pensamentos concretos e o espírito com corpo. Os órgãos que representam o elemento Terra no corpo humano são o BAÇO E PÂNCREAS e o ESTÔMAGO.

O quinto e último elemento é o Metal. É a fase onde a energia Yin está aglutinada e concentrada. O Metal acolhe a natureza formadora do elemento Terra e a refina, adicionando ordem e definição. A estação do ano é o Outono e o período do dia é o crepúsculo ( final de tarde ), períodos de quietude e reflexão.O elemento Metal está associado tanto com a necessidade de interação, quanto ao desejo de manter distância e um certo isolamento. Os órgãos que representam o elemento Metal no corpo humano são PULMÃO e INTESTINO GROSSO.

Os 5 elementos não existem isoladamente. Eles estão intimante ligados em dois ciclos principais, chamados de ciclos de
Criação e de Controle mútuos. Esses dois ciclos devem co-existir harmonicamente dentro do organismo, caso contrário surgirá a doença e a sucederá a morte.

Se a Água é muito abundante, o Fogo está em risco...
Se a Madeira cresce sem controle, a Terra perde seus nutrientes e empobrece...

O Ciclo de Criação Mútua dos 5 Elementos
A Madeira absorve a Água através das planta e Árvores
O Fogo queima e consome a Madeira
As cinzas do Fogo descem ao solo e são abosorvidas pela Terra
Dentro da Terra são produzidos os minérios que formam o Metal
O Metal é derretido e retorna ao estado líquido ( Água )

O Ciclo de Controle Mútuo dos 5 Elementos

A Água extingue o Fogo
O Fogo derrete o Metal
O Metal corta a Madeira
A Madeira consome a Terra
A Terra limita o caminho da Água


As energias Perversas, sempre atuam no ciclo de controle, tornando-o destrutivo, progredindo de um órgão para outro e acarretando as
doenças. O Acupunturista Tradicional, obtém o diagnóstico energético e realiza o tratamento, utilizando esses conceitos básicos, juntamente
com o conceito de Yin e Yang. Ele deve procurar, não somente aliviar sintomas, como também identificar e alcançar a raiz da desarmonia e reforçar as funções afetadas afim de restabelecer o equilibrio nos ciclos dos 5 elementos.

O TRIPLO AQUECEDOR é um Sistema Integrador das funções energéticas nos diferentes niveis do corpo, correspondentes às funções Cardio-respiratórias,digestivas e gênito-urinárias ou respectivamente aquecedor superior. Muitos autores relacionam as funções TR com as do sistema endócrino.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: