Selected a language:

Tarot Astral: Simbologia e correspondência entre Tarot, Mitologia e signos

Existem Tarôs que indicam, na imagem de suas cartas, uma relação com os
signos e planetas do Zodíaco, alguns ainda aliados a um mito, seja da
mitologia grega, nórdica, hindu, ou outras.
Como tema do nosso trabalho escolhemos um desses Tarôs inspirados em mitos gregos, onde se percebe uma correspondência entre arcanos, signos e mitos.

O signo de Capricórnio, regido por Saturno, pertence ao elemento TERRA, que no Tarot corresponde ao naipe de Ouros - a vida concreta, aquisições
internas e externas, trabalho, dinheiro - o nível material.
Os nascidos sob o signo de Capricórnio terão, como seu representante no
Tarot, a austera figura do Eremita, a nona carta, relacionada a Saturno,
nome romano do deus grego Cronos e regente de Capricórnio.

Conta a mitologia grega que no Caos (massa rude e carente de estrutura)
habitava apenas Eros, o Amor Universal. Deste mesmo Caos nasceu Gaia - a Terra, o primeiro corpo sólido, vindo em seguida a Noite e o Dia, e abaixo da Terra o Érebo - a morada das sombras. Ao Caos já organizado, dá-se o nome de Cosmos.
Gaia, já então influenciada por Eros, gerou Urano para com ele ter muitos filhos e filhas que povoariam a Terra: os Cíclopes e Hecatônquiros representam as forças da natureza; os Titãs e as Titânidas, em número de doze, seriam os deuses primordiais. O mais conhecido dos Titãs é Saturno, que para assumir o reino do Universo, castrou, com uma foice, o próprio pai, Urano. Embora a foice seja o símbolo da morte, não é Urano quem morre, e sim o seu reinado, tomado por Saturno.
Saturno inicia um novo reinado casando-se com sua irmã, a Titânida Réia, de cuja união nasceram seis filhos: três homens - Zeus, Hades e Poseidon; e três filhas - Hera, Deméter e Héstia.
Saturno, ou O Tempo, é a "fome devoradora da vida", e por temer que os
filhos também lhe tomassem o trono, engulia-os tão logo nasciam.
Réia, assim como Gaia, frustrada por não ter os filhos com ela, escondeu
Zeus, o mais novo, para que escapasse do destino dos outros, e quando este cresceu, deu ao pai uma poção mágica que o fez vomitar todos os outros filhos.
Desta forma, Zeus e seus irmãos lideraram o movimento que finalmente
destronou Saturno, dando início à geração olímpica dos deuses.

No arquétipo de Saturno estão todos os significados do tempo, da forma e da estabilidade. Simboliza também a ordem, a organização, a morte, e,
principalmente, a LIMITAÇÃO.

Como regente de Capricórnio, Saturno traz a morte do Ano Velho (reinado de Urano) e a chegada do Ano Novo (seu próprio reinado).
Com Saturno vivenciamos restrições, crescimento, disciplina e um enorme
sentido de responsabilidade.
A nona carta do Tarot, O Eremita, ensina-nos a aceitação do fato de sermos sós na vida e alerta-nos para o desenvolvimento das características de Saturno, como a reflexão, a ordem, a paciência e a humildade.

Outro mito em que vemos características capricornianas: Midas - rei da
Frígia - imagem da ambição humana, transformava em ouro tudo que tocava.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Damaris Ines Fernandes
    27/07/2010 17:59

    Amarraçao amorosa

  2. #2
    uudDlpWeEEqJVYpuZ
    02/04/2012 11:38

    Sim libra e9 vingativo, e team toda a pacieancia do mundo para dar o troco, ao contre1rio de pseorcie3o que fica solapando aos poucos e sem dar indedcios de que se ofendeu ele se mante9m perto se armando, libra geralmente deixa claro que ne3o ficare1 por isso mesmo, creio que por ser um signo mental e exaltae7e3o de saturno consegue ser rigoroso e estrate9gico age com mais frieza do que pseorcie3o que coloca emoe7f5es vulce2nicas demais quando necessita raciocinar.Ce2ncer, libra e pseorcie3o se3o os mais vingativos, pelo que observo das pessoas que conhee7o jamais esquecem uma ofensa .Bom fim de semana

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: