Selected a language:

Vida saudável: Como escolher o estilo de ioga ideal para você?

Há muitos anos são apregoados os inúmeros benefícios do ioga para o corpo e a mente. Mas, diante das diferentes técnicas hoje existentes, fica umadúvida: qual delas escolher? Ashtanga vinyasa ioga e Viniyoga são exemplos de modalidades modernas dessa prática indiana milenar que fazem parte das técnicas utilizadas como complemento nas terapias ayurvédicas - ciência da saúde e da longevidade indiana.

"Uma vez que o ioga é praticado há milênios, quando falamos em modalidades modernas estamos nos referindo muitas vezes a técnicas que surgiram há maisde 100 anos", esclarece a diretora cultural da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), Sheila Quinttaneiro. Ao longo dos anos, o ioga tradicional indiano foi sendo adaptado à cultura ocidental e aos novos tempos. Para a especialista, esse é um processo natural que tem agregado novos valores à prática, mas nem todas as novidades estão em sintonia com os princípios desse sistema de filosofia da Índia. "Nos Estados Unidos, tornou-se frequente a emissão de patentes de estilos e exercícios de ioga. Surgiu uma indústria lucrativa que vai de encontro aos nossos fundamentos éticos",observa Sheila.

Alerta para o "ioga quente"

A diretora cultural da ABRA preocupa-se principalmente com as modalidades
que podem ser prejudiciais à saúde. Um exemplo é o "ioga quente", que já
ganhou adeptos famosos, como a cantora Madonna e o tenista Andy Murray.
Criado em Londres pelo indiano Bikram Choudhury, ele é praticado a
temperaturas de mais de 40 graus. Não é raro alunos passarem mal após as
aulas. "O exercício de ioga por si só faz a pessoa suar. Imagine a uma
temperatura dessas? A pessoa pode ter uma desidratação séria", alerta
Sheila.

Segundo a especialista, quando conduzido por profissionais qualificados -
que respeitam e conhecem os preceitos milenares indianos e a anatomia humana - o ioga, seja ele moderno ou tradicional, traz inúmeros benefícios, proporcionando melhor qualidade de vida e promovendo um maior
autoconhecimento. A escolha da modalidade deve levar em conta os objetivos do aluno, sua identificação com o estilo e a orientação de um profissional experiente.

Descubra seu estilo

O hatha ioga é o estilo mais popular de ioga no Brasil. Sua prática consiste em posturas estáticas, técnicas de concentração, relaxamento, meditação, entre outras. "Ele garante uma boa postura, traz equilíbrio e eleva o espírito por meio da meditação", resume Sheila.

Para quem gosta de aulas mais dinâmicas, a especialista recomenda o Asthanga vinyasa ioga. Prática bastante intensa, ela deve ser feita preferencialmente por quem já tem algum condicionamento físico. Podem ser realizadas cerca de 600 posturas em uma hora e meia. "Trata-se de uma modalidade que exige muito do corpo e que também é procurada por questões estéticas, já que numa aula pode-se perder até 500 calorias", explica a diretora cultural da Associação Brasileira de Ayurveda.

Já o Viniyoga se propõe a olhar o aluno de forma mais personalizada. A
prática pode ser feita por adultos, crianças e idosos, em aulas individuais ou em grupos pequenos. As séries são desenvolvidas de acordo com as características e necessidades do praticante. "Pode ser feito um trabalho específico para quem precisa fortalecer o braço", exemplifica Sheila. É também um tipo de "iogaterapia", que pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios e dores nas costas, por exemplo.

Como surgiu o Ioga (ou Yoga, ou Yôga)

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: