Dr. Lucas Rech, criador da Casa da Coluna, apresenta algumas atividades para aliviar as tensões
A pandemia do coronavírus fez com que o mundo entrasse em quarentena, passando a grande maioria do tempo em casa. Quando reclusas, as pessoas tendem a ficar mais tempo sentadas e deitadas. Passar muito tempo nessas posições pode causar a compressão na coluna e dificuldade do retorno vascular, além de causar fadigas musculares.
Por isso, o Dr. Lucas Rech, criador do Centro de Quiropraxia Casa da Coluna e do estúdio de condicionamento físico QuiroGym, dá algumas dicas de alongamentos que podem ser feitos fora das academias. “Estes exercícios são para combater o tempo ocioso em casa, as longas horas que estamos tendo que ficar sentados em posições que não estamos acostumados. Ele devem ser feitos com cautela e caso algum desses movimento reproduza dor, interrompa-o imediatamente”, completa o quiropata.
Confira abaixo alguns passos que podem ajudar a aliviar desconfortos:
1. Este é um exercício de mobilidade para a região da coluna dorsal e de alongamento para os músculos flexores do quadril. Na foto, está sendo alongado o músculo iliopsoas, que é o principal flexor do quadril e estabilizador da coluna lombar. Ao mesmo tempo, está sendo rotacionado a coluna dorsal. O trabalho de mobilidade da coluna dorsal mais o alongamento do iliopsoas ajuda a estabilizar a coluna lombar e a eliminar dores da região lombar e dorsal. Deve-se manter o alongamento por 60 segundos de cada lado do corpo.
2. Este é um exercício de extensão da coluna, que recruta mais de 200 músculos, havendo contração da parte posterior das pernas, dos glúteos e dos músculos extensores do tronco. Ele fornece um fortalecimento bruto dos músculos estabilizadores da coluna e pode ser feito no chão, com auxílio de outra pessoa segurando as pernas. Deve-se manter na posição de alongamento por 60 segundos.
3. Este exercício é a prancha convencional, chamada de abdominal, que vemos nas academias. O objetivo desta prancha é o acionamento dos músculos do abdômen. Deve-se manter na posição por 60 segundos.
4. Esta é a prancha estrutural, que tem como objetivo acionar todos os músculos do core. Visto que há a contração de vários músculos ao mesmo tempo, ela é mais difícil de ser executada.. Deve ser feita anteriormente à prancha abdominal, ou seja, a pessoa que não consegue executar a prancha estrutural, não deveria tentar executar a prancha abdominal a fim de compensar a inatividade dos outros músculos com os músculos do abdômen. É válido num primeiro momento, mas não é válido para o reforço estrutural completo. Quando a pessoa para de fazer esse exercício por pouco tempo, o músculo enfraquece muito rápido, pois não tem o auxílio dos músculos do core. A prancha estrutural é o contrário, quanto mais a pessoa faz, o músculo enfraquece menos quando ela para, porque ela aciona todos os músculos simetricamente.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(