Por Dr.Paulo Casali*
1) Fazer uma alimentação saudável, nutritiva e de fácil digestão. Hidratar-se bem, ingerindo principalmente água, sucos naturais e água de coco. Evite o abuso alcoólico. O álcool desidrata, sobrecarrega o fígado e aumenta a sensação de cansaço e fadiga.
2) Mantenha uma rotina de exercícios leves. Evite atividade física mais extenuante, principalmente se não estiver habituado. E lembre-se sempre da hidratação adequada, seja com água ou bebidas isotônicas.
3) Durma bem. Uma boa noite de sono restaura as energias físicas e mentais. A maior parte dos adultos necessita de 7 a 8 horas de sono por noite mais ou menos entre 22 e 6hs.
4) Tai-chi-chuan, ioga, meditação, massagens relaxantes são algumas das opções para um reequilibrio físico, mental e espiritual.
Dicas de alimentação:
Nessa época do ano sempre faz muito calor, o que ajuda a aumentar mais o desgaste físico. Hidratar-se bem bebendo muito líquido, principalmente água, sucos naturais, água de coco.
As festas e confraternizações de final de ano incentivam o abuso alimentar e alcoólico. Além do abuso na quantidade, existe também, nessa época, uma preferência por alimentos de alto teor calórico, gordurosos e de difícil digestão. Prefira pratos menos pesados e calóricos, com carne magra e molhos mais leves. Evite as frituras.
Abuse das saladas e dê preferência às frutas da época, afinal estamos em um país tropical. Quanto ao álcool, evite excessos nas comemorações, e a hidratação deve ser redobrada com a sua ingestão.
(*)Dr.Paulo Casali é médico clínico, com especialização em geriatria e adepto da prática ortomolecular - tels: 11-61614726 / 22745595 - e-mail: [email protected]
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(