Selected a language:

Ansiedade, o Mal do Século: Dicas para desconectar e ficar de bem com a vida

Ansiedade, o mal do século

 

*Sandra Rosenfeld

Atualmente, a maioria das pessoas que me procura para fazer o curso de meditação se queixa de ansiedade exagerada. Elas vêm para o curso com o objetivo claro de minimizar ou até mesmo acabar com esta ansiedade.
São pessoas de idades variadas, desde jovens em torno dos vinte e poucos anos até aqueles que já estão avançados na terceira idade. Todos sentindo literalmente, na pele, no corpo e na alma, os efeitos devastadores causados pela ansiedade quando acima do nível considerado normal.
Todos nós temos alguns episódios de ansiedade na vida, o problema começa quando isso se torna crônico e a pessoa fica refém dessa ansiedade e dos efeitos causados por ela.
Aqueles que estão iniciando a vida pessoal e profissional percebem que a ansiedade está dificultando a chegar aonde desejam; e para aqueles que estão aposentados ou num ritmo bem menor de trabalho a ansiedade não permite usufruir em sua plenitude dessa nova fase da vida.

A ansiedade gera desconfortos mental, emocional e físico. A pessoa muito ansiosa tem dificuldade em se concentrar, manter-se parada, assim, estando sempre balançando as pernas, apertando as próprias mãos, levantando a todo momento, andando para lá e para cá, pode ter suores nas mãos e pés, aceleração dos batimentos cardíacos, falta de ar, tonteira, angústia, irritabilidade, impaciência, insônia, dores de cabeça, dores musculares, distúrbios intestinais, etc.
Se não tratada, a ansiedade pode de fato causar doenças como gastrite, úlceras, colite, hipertensão, além de atrapalhar todo o processo de vida do indivíduo, ou seja, suas relações profissional, familiar, afetiva e até a sua atividade sexual.
Realmente, o mundo atual está extremamente veloz devido ao crescimento tecnológico que nos permite ter acesso a centenas de informações em curtíssimo período de tempo, a comunicarmo-nos instantaneamente o tempo todo se assim desejarmos, a fazer várias coisas simultaneamente, e tudo isto, por si só, se não for muito bem administrado, já é um forte gatilho para a ansiedade exagerada.

Por isso é fundamental aprender a parar, desconectar de toda essa tecnologia e manter um tempo só nosso, voltado integral e profundamente para nós mesmos. A meu ver, só assim, quando conseguimos nos realimentar, centrar, equilibrar, estamos aptos a fazer escolhas, a transitar por esta vida agitada sem nos perdermos nela.

A meditação é uma poderosa ferramenta para relaxar e nos trazer o equilíbrio e a paz que tanto almejamos, eliminando o estresse e a ansiedade, melhorando em muito a nossa qualidade de vida. Quem busca a meditação para reduzir a ansiedade com certeza vai ter inúmeros outros benefícios, os quais nem imaginava, porque ela não atua separadamente, mas sim integralmente. Ela harmoniza todo o nosso ser.

No entanto, se você já apresenta distúrbios e, ou doenças causadas pela ansiedade deve consultar um médico. A meditação, bem como outras terapias alternativas, nesses casos, podem atuar de forma muito eficaz em conjunto com os tratamentos convencionais.

Se você ainda não apresenta maiores consequências devido à ansiedade, procure algum método de terapia alternativa pelo qual você possa aprender a relaxar, manter-se no momento presente, aquietar a sua mente, conhecer melhor o seu corpo e a você mesmo.

Este é o melhor caminho para nos mantermos bem, independente do que esteja acontecendo à nossa volta. O que vai fazer sempre a diferença não é o tamanho dos problemas, das dificuldades, mas sim como lidamos com eles.

* Sandra Rosenfeld
Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação e Executive & Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", Ed. Nova Era/Record.
[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: