Algo que incomoda muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, são as caspas e/ou a dermatite seborréica. A caspa resulta da rápida e intensa renovação das células da pele do couro cabeludo. Com isso, torna-se visível o aparecimento de escamas que ficam presas nos cabelos e assemelhando-se a um pó, formado de minúsculos pedaços de células, flocos branco-amarelados, secos o u gordurosos.
“Para prevenir a caspa, use xampus específicos para cabelos oleosos, ou os que são especializados na remoção da caspa, pois para esta, é necessário retirar a oleosidade do cabelo. Lembrando que a caspa também pode ser minimizada, adotando uma alimentação saudável (baixo teor gorduroso) e bebendo muita água”, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas.
A caspa pode ser provocada por fatores genéticos, resíduos de produtos capilares ou por contaminação através do fungo Malassezia globosa. Nesses casos deve- se utilizar produtos específicos para combatê-la.
Para quem já sofre com o problema há muito tempo, é indicado o uso de xampus de alcatrão, que combatem a seborréia. Evite utilizar produtos que possam irritar o seu couro cabeludo, como geralmente acontece com o spray de cabelo áspero ou gel, bonés ou chapéus, pois ficará mais abafado e dificultará a circulação do ar.
Lavar o cabelo diariamente ajuda a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a caspa devido à oleosidade excessiva. Diminua o uso de finalizadores. Se o problema persistir, consulte um dermatologista para avaliar o seu caso.
Fonte: Dr. Fernando Passos de Freitas, dermatologista.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(