Selected a language:

Durma bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

Nada melhor do que um sono profundo e recuperador para um dia produtivo e dinâmico. Acordar com aquela sensação maravilhosa de que realmente descansamos é tudo de bom! Sentimo-nos mais fortes, preparados para encarar o dia e até mais bonitos. O cabelo fica com mais brilho, a pele da face mais saudável, os olhos com mais vida e nosso corpo com mais tônus. Isso na aparência, mas tem o que não vemos de imediato, como o raciocínio, o humor, a criatividade, enfim, tudo melhora depois de uma boa noite de sono.

 

Tão simples e fácil para alguns; e tão raro e difícil para milhões de pessoas no mundo todo. Nada pior do que a demora em pegar no sono e também em acordar no meio da noite e, outra vez, demorar para voltar a dormir.  Há também o sono entrecortado por motivos variados, indo do estresse e depressão até doenças e distúrbios do sono. Estes últimos, na maioria das vezes, são interrupções tão rápidas que a pessoa não se dá conta e não entende porque acorda mal, está sempre cansada e com sono durante o dia. Se você está entre esses, procure um médico especialista em sono para fazer o diagnóstico.

 

O estresse e ansiedade são os responsáveis, na maior parte das vezes, pela insônia.

 

Uma noite maldormida não tem problema, mas, quando isso se torna uma rotina, faz-se necessário pesquisar as causas e tratar. Muitas vezes simples mudanças de hábitos noturnos são suficientes para alterar o quadro. O mais importante, no entanto, é aprender a relaxar mente e corpo ao deitar. Deixar as soluções dos problemas para o dia seguinte com a mente descansada.

 

Aqui vão algumas dicas que podem induzir a noites de sono profundas e recuperadoras. O sonho de todos nós!

 

1- Fazer algum tipo de relaxamento ao deitar ou logo antes, como meditação, por exemplo, é essencial. Assim reduzimos o ritmo dos pensamentos, batimentos cardíacos e, enfim, nos aquietamos e dormimos.

2- Uma xícara de leite morno ajuda, porque o leite tem o aminoácido triptofano que relaxa os músculos e induz ao sono.

3- Na primeira hora que antecede ao sono, escolher músicas, programas de TV e leitura que acalmem.

4- Evitar, próximo a hora de dormir, comidas de difícil digestão, bebidas alcoólicas, a base de cafeínas e colas, assim como o fumo, pois são excitantes.

5- Praticar exercícios físicos regularmente até quatro horas antes de deitar, depois, dar preferência a exercícios leves, como yoga, caminhadas, alongamentos, etc.

6- Alguns chás também ajudam a induzir ao sono como erva doce, camomila e erva cidreira.

7- Escolha adequada do colchão e travesseiros.

8- Observar a temperatura ambiente que não deve nem ser fria nem quente demais.

9- Dormir no escuro e no silêncio.

10- Fazer sexo relaxa e induz ao sono.

 

FONTE: Sandra Rosenfeld, Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era / Record. 

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: