Selected a language:

Pare de adiar a vida: Dicas para não deixar o hoje para amanhã

*Sandra Rosenfeld

 

Por que protelamos tanto, tantas vezes, mesmo as coisas importantes que podem dar um novo significado a nossa vida?


 Por que somos, muitas vezes, tão ruins em priorizar? Por que optamos por realizar, primeiro, o que é mais fácil, que dá mais prazer, deixando, por último, o mais necessário, perdendo prazos, correndo riscos, fazendo de forma medíocre o que, se tivesse iniciado em tempo, poderia ter uma qualidade imensamente superior?
Por que mantemos este hábito que nos deixa ansiosos, irritados e até frustrados? Sim, porque, com raras exceções, sabemos o que deve ser priorizado, no tempo certo e realizado da melhor forma.


Fazer o que tem de ser feito e em tempo hábil gera uma enorme satisfação; já o contrário gera uma sensação de desperdício do nosso precioso tempo.
Adiar, em alguns casos, pode ser benéfico. É fato que, às vezes, não tomar nenhuma atitude pode se mostrar a melhor decisão. Que demorar a dar uma resposta, seja pessoalmente ou por e-mail, é o tempo que se precisa para dar a resposta certa, repensada, sem a emoção do momento.  Mas esses adiamentos devem ser considerados exceções, e não regra.


Deixar para depois uma coisa ou outra esporadicamente, ok. Mas quantos de nós deixam a vida para depois?


É comum dizer, para nós mesmos, que vamos fazer “aquilo” daqui a pouco, assim que terminar isso. E depois do isso, emenda-se outro isso e mais outro... Mentindo para nós mesmos, o que piora ainda mais nossos sentimentos e vai minando nossa autoestima.


Quantos de nós já desmarcaram um fim de semana, um jantar ou uma festa porque deixaram, para o último momento, o que tiveram tempo de sobra para fazer e não o fizeram? Criando, inclusive, brigas familiares ou com namorado(a) e amigos...


Tem o protelador de carteirinha, protela tanto que perde o ritmo da vida, finalizando por ele mesmo ficar para trás no emprego, no salário, nos relacionamentos. Os que não adiam e fazem o que têm de ser feito, não à toa, são os mais bem-sucedidos.
Não é incomum ouvir como desculpa para os adiamentos o perfeccionismo. Se faz e refaz,  pensa-se e repensa tanto e tantas vezes que inviabiliza a entrega do produto, trabalho e até a escolha da pessoa para um relacionamento amoroso. O perfeccionismo pode esconder tanto a falta de confiança em si, no resultado final e aprovação, como também uma alta exigência, altos padrões inalcançáveis. 
O protelador, dificilmente, abre mão do prazer imediato em prol de uma vida melhor, mais bem-estruturada e feliz a médio e longo prazo.


A pergunta que deve ser feita é simples: que resultados concretos terei na minha vida ao fazer essa ou aquela opção? O que isso que faço no imediatismo, no impulso, vai trazer de retorno produtivo para mim?


Antes de responder a essas perguntas, feche os olhos se permitindo imaginar onde e como você quer estar daqui a cinco, dez e vinte anos. E, então, escolha, com total consciência, o que realmente vai fazer diferença para melhor a sua vida. Saber priorizar e realizar as prioridades é o que vai tornar você uma pessoa de sucesso, não só na vida profissional, mas, também, na pessoal.
*Sandra Rosenfeld


Escritora, Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach e Palestrante. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era / Record.


[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: