Selected a language:

Queda de Cabelo: Extratos vegetais são aliados contra a perda dos fios

Por Sheila Bellotti

Embora a queda dos cabelos não implique nenhum risco à vida do indivíduo, muitos sentirão insegurança emocional e perda da auto-estima, o que comprometerá a qualidade das suas vidas. Manter hábitos alimentares saudáveis, um certo equilíbrio no uso de vitaminas, nutrientes e oligoelementos (microminerais) bem como a prática regular de exercícios físicos são os ingredientes ideais para a saúde capilar. Além de uma boa dose de sabedoria para evitar o estresse.

Entretanto, é importante ressaltar que o grande vilão da perda capilar ainda é a dihidrotestosterona, que pertence à classe dos componentes chamados andrógenos, também conhecidos como os hormônios androgênicos – DHT. A boa notícia é que a pesquisa voltada para a Tricologia evoluiu muito nos últimos anos, e a importância dos princípios ativos dos extratos vegetais e animais ficaram evidente na prevenção e a queda dos fios, ao provocar uma redução na produção de DHT, melhorando a saúde capilar.

Dentre as substâncias que se destacam está a Camellia sinensis ou chá verde; a Serenoa Repens (um vegetal usado pela medicina como antiandrógeno); a Urtiga dióica, que possui propriedades anti-seborreica, adstringente e antiinflamatória; a Soja; Vitamina B6; Zinco; extrato de semente de uva ursi (procianidina B2); germem de trigo; levedo de cerveja; Omega 3 e ginseng.

Todas essas substância, mesmo que naturais, precisam de uma indicação precisa de um especialista. A terapia capilar contempla a finalidade das substâncias. Por exemplo, o chá verde carrega vitaminas e anti-oxidantes, é rico em flavonóides, zinco, ferro, catequinas e polifenóis. Suas propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas auxiliam no equilíbrio da produção de sebo capilar. Estimulam a irrigação sanguínea e a regeneração dos tecidos.

O Omega 3, ou ácido graxo polissaturado, auxilia no controle da dermatite e psoríase, além de compor a membrana biológica dos tecidos e ter ação vasodilatadora. Além destas substâncias, é importante beber dois litros de água por dia e comer proteínas, carboidratos, gorduras consideradas boas, vitaminas e oligoelementos. Devemos optar por ingestão de carnes brancas e peixe, evitar o abuso de carnes vermelhas, colocar soja em nosso cardápio, leite e os ovos que nos fornecem grande quantidade de proteínas.

Já os Ácidos Graxos poliinsaturados Omega 3 e 6, quando bem administrados e escolhidos, também auxiliam na saúde em geral e previnem a descamação do couro cabeludo, ressecamento, queda dos cabelos e alteração da sua estrutura Para obtê-los na alimentação, escolha sardinha, salmão, merluza, nozes, azeite de oliva extra-virgem e uma pequena porção de chocolate para o seu dia-a-dia. Pessoas que apresentarem alergias, hipertensão, epilepsia, gravidez, couro cabeludo sensível, ferimentos, inflamações ou problemas do sistema linfático, necessitarão cuidadosa avaliação, pois para elas existem contra-indicações formais do uso de certos tratamentos.



E as Vitaminas? Estas substâncias indispensáveis para o correto funcionamento do nosso organismo e a integridade de nossos cabelos. É aconselhável incluir no seu cardápio diário as frutas e verduras. Por outro lado, se os estudos sobre a tricologia evoluíram, as técnicas de terapia capilar permitem o uso de laser para a estimulação do couro cabeludo, nutrição e oxigenação. Hoje, as terapias capilares são realizadas por equipes multidisciplinares, que algumas vezes têm que recorrer a diversas especialidades tais como médicos, terapeutas, cabeleireiros, psicólogos, psiquiatras cirurgiões e até próteses capilares para auxiliar o paciente. Ficar sem cabelos ou com cabelos danificados tem que ser a última opção.



Contato com a terapeuta capilar: Studio Jakbell 21 2255-1084

Sheila Bellotti é formada em Estética Capilar, Corporal e Facial e MBA em Cosmetologia da Consulfarma. Possui 20 anos de experiência em tratamentos capilares.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: