Selected a language:

Durma bem!: Falta de sono pode provocar mau humor

Privação do sono inibe a produção do hormônio que dá sensação de prazer

 

 

Irritação, mau humor e falta de ânimo podem ser sintomas da privação do sono. As pessoas que dormem menos são mais mau humoradas porque a privação do sono inibe a produção de alguns hormônios, como é o caso da serotonina, substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre neurônios e por impedir a acumulação de cortizol e gerar a sensação de prazer, calma e relaxamento. Além de melhorar o humor e a boa disposição, alivia também os sintomas depressivos e de ansiedade.

 

 

A falta de sono, somada a situações de estresse do dia a dia fazem com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que geram o mau humor e falta de ânimo. Dependendo de quanto a pessoa libera e em quais situações, ela ficará mais eufórica, irritada, triste ou mau humorada.

 

 

“Quando uma pessoa se priva do sono, tem insônia ou acorda várias vezes à noite, seu corpo descarrega noradrenalina - neurotransmissor relacionado a excitação física e mental e conhecido por promover o bom humor - aumentando a frequência cardíaca e a respiração. O organismo fica alerta quando deveria descansar. Esse desgaste afeta o humor e causa irritação”, afirma Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex.

 

 

Pessoas que dormem com a postura ou com um travesseiro errados, acabam comprometendo a qualidade do sono e, consequentemente, poderão apresentar sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, dentre outros, também no dia seguinte. Dormir de forma inadequada, além de interferir no rendimento das atividades diárias, pode agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação.

 

 

As alterações no sono, explica Renata não estão diretamente relacionadas ao tempo que se passa dormindo. Assim, algumas pessoas precisam de mais tempo de sono, outras de períodos mais curtos. O mais importante é a qualidade do sono. Medidas simples, como atenção ao uso do travesseiro e postura podem auxiliar para uma boa saúde do sono, assim como um ambiente fresco e travesseiros bem conservados, livres dos ácaros e bactérias.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: