Selected a language:

Faxina Ecológica: Consumidores “ecofriendly” já encontram no mercado serviços e produtos de limpeza que afetam menos o meio ambiente

Digite no Google: produtos de limpeza ecológicos. Pelo menos 90% do resultado é composto de referências a sites que dão receitas caseiras de detergente, tira mofo, desengordurante, entre outros coringas da faxina doméstica, feitos a partir de ingredientes simples, como limão, vinagre e bicarbonato de sódio.

Para os consumidores ecofriendly que simpatizam com a ideia, mas preferem não colocar a mão na massa (literalmente), já é possível encontrar no mercado brasileiro alternativas de produtos de limpeza que agridem menos o meio ambiente e saúde de quem os manipula. No lugar de complexas substâncias químicas e derivados do petróleo, que podem agredir o meio ambiente, entram em insumos 100% naturais e biodegradáveis.

A linha de produtos de limpeza ecológicos Biowash é uma das mais antigas no mercado brasileiro. Desde 2007, ela possui o selo do Instituto Biodinâmico (IBD), que garante a origem natural da formulação. Segundo Becky Weltzien, dona da Cassiopeia, empresa que produz a linha ecológica, não são apenas consumidores "verdes" que se interessam pela eco-faxina. "Temos um público fiel de pessoas alérgicas às formulações convencionais. Algumas são tão sensíveis que não conseguem nem sentir o cheiro ou vestir uma roupa lavada com produtos comuns", diz..

Eucalipto, citronela, óleo de laranja e capim limão são algumas das substâncias alternativas usados pela marca, que não utiliza derivados de petróleo, fosfatos ou produtos de origem animal. Seus produtos podem ser encontrados em lojas de artigos naturais, empórios e em algumas redes de supermercados, como o St. Marche, em São Paulo, e o Zona Sul, no Rio de Janeiro. Também é possível comprar pelo site da empresa.

Outra opção para a faxina ecológica são os produtos da Mr. Green. A linha possui multiuso, limpa vidros, limpa estofados, limpa Inox e alumínio, e até um limpa pichação e um lava-carros. Isentos de ácidos, cáusticos ou corrosivos, todos os produtos possuem como princípio ativo uma substância chamada "terpeno".

"Os terpenos são encontrados em folhas, flores, frutos, caules e raízes das plantas e são responsáveis por grande parte dos aromas. Além disso, possuem um poder de solvência intenso e auxiliam na decomposição do material orgânico", explica Miguel Santos Neto, diretor executivo da Krest, que produz a linha.

Apesar da formulação natural, os produtos têm um alto poder limpeza. O limpa-pichação é empregado, por exemplo, pela concessionária CCR na limpeza de placas de sinalização da Via Dutra. "Ele remove a sujeira e o piche, sem afetar o reflexo", afirma Neto, ressaltando que o desengraxante usado é retirado da casca de laranja. Os produtos da Mr. Green podem ser adquiridos pelo site da empresa.

Além do setor de varejo, há quem aposte nos serviços de limpeza ecológicos. É o caso da Presto Clean, especializada em faxina de baixo impacto ambiental. O forte da empresa é a limpeza de móveis e carpetes com produtos biodegradáveis e sem desperdício de água.

"Além disso, usamos aspiradores de pó e outros aparelhos mais eficientes, que ajudam a reduzir o consumo de energia", diz o dono Alexandre Harkaly. Entre os clientes da empresa, estão prédios que buscam certificação de construção sustentável. O uso de serviços de limpeza ecológicos conta pontos para um prédio receber o título de "verde".

Fonte: Vanessa Barbosa - Exame

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: