Selected a language:

Extinção: Pesquisa revela que espécies relacionadas em Procurando Nemo estão ameaçadas

Uma nova pesquisa realizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUNC, na sigla em inglês), em parceria com a Universidade Simon Fraser, do Canadá, revela que 16% espécies de animais relacionados aos personagens do filme "Procurando Nemo" (2003), da Disney/Pixar estão ameaçadas de extinção.

De acordo com o estudo, tubarões-martelo e branco, arraias-águias e tartarugas-marinhas são os que mais correm o risco de desaparecer. O peixe-palhaço, representado por Nemo e seu pai, Marlim, no filme, está classificado pela IUCN como "espécie de menor preocupação", mesmo sendo cobiçado para viver nos aquário das famílias. Mas, segundo a pesquisa, 18% dos peixes que pertencem à mesma família que ele (Pomacentridae) correm risco de serem extintos da natureza.

As tartarugas-marinhas Crush e Esguicho também devem se preocupar. Esses animais são constantemente encontrados em redes de pesca, além dos ninhos onde as tartarugas colocam seus ovos, que são constantemente danificados.

O estudo também aponta que menos de uma em cada dez espécies de tubarões e arraias ameaçadas de extinção que foram analisadas são protegidos pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês). Essas espécies são vítimas da caça ilegal, para a venda da carne e de partes do corpo, como a barbatana. Entre os tubarões, o martelo - representado por Anchor na animação - é um dos que mais corre risco de extinção.

A IUNC diz que pouco mais da metade de toda a espécie está ameaçada. Pequenos animais marinhos, como o camarão-faxineiro-do-pacífico - espécie representada por Jaques no desenho - podem desaparecer, já que não há informações suficientes para um programa de proteção desses bichos.

Na pesquisa, foram analisadas 1.568 espécies de animais marinhos, relacionados a 16 famílias retratadas no filme de animação.

Fonte: Olavo Guerra - National Geographic Brasil Online

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: