Pesquisadores israelenses descobriram que o estudo de microclimas pode ajudar os agricultores em todo o mundo a aumentar drasticamente a produtividade e a rentabilidade de suas colheitas.
Microclimas são variações localmente restritas do padrão climático geral, em função de condições físicas específicas, como topografia, vegetação e solo. Informações sobre microclimas não são encontradas em mapas meteorológicos modernos, que tendem a generalizar os dados ao longo de centenas de quilômetros.
Agora, uma equipe de pesquisadores liderada por Itamar Lensky, da Universidade Bar-Illan, e Uri Dayan, da Universidade Hebraica de Jerusalém, está fornecendo esse tipo de informação a agricultores israelenses, usando dados de satélite coletados pela NASA em microclimas de todo o mundo. Em breve, os pesquisadores terão um mapa detalhado de todos os microclimas de Israel.
Segundo o estudo, os agricultores que tiverem acesso a tais dados poderão escolher o melhor momento para a semeadura e colheita, prever a quantidade de água que será necessária em determinado ano, identificar partes do campo mais frios, úmidos ou propensos a secas ou ventos quentes. Com essas informações, eles poderão usar menos pesticidas ou evitar pragas devastadoras.
Fonte: Centro de Mídia Brasil-Israel
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(